Infrações foram registradas durante o período da DivinaExpo

Um requerimento, de autoria do vereador Matheus Costa (PPS), foi feito à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), pedindo a relação das multas aplicadas no entorno do Parque de Exposições, entre os dias 24 de maio e 02 de junho, datas as quais foi realizada a Divinaexpô.

O assunto em torno da sinalização colocada na região durante a festa gerou polêmica na última semana. Em vídeo, o vereador e o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PPS) criticaram a grande quantidade de placas colocadas por ali, alegando que seria objetivo do Executivo arrecadar multas.

Em defesa, a Settrans se reuniu com os parlamentares e afirmou que as mudanças foram para dar uma maior fluidez no trânsito e não na aplicação das autuações.

Relação

Nesta terça (04), Matheus afirmou que entende que existem muitos acertos em relação às mudanças no trânsito durante a ocasião, todavia, também houve erros e por isso, ele pediu a quantidade das autuações feitas próximas ao parque.

“Como representantes da população, temos que expor quando somos procurados (…) Fui até a Settrans e peço serenidade para que estes dados sejam entregues aqui, pois já existe uma lei a qual teriam que prestar contas para nós e ela não é cumprida. A partir disso, fiz esse requerimento e peço esclarecimentos. Não estou na contramão da lei, só quero transparência”, justificou.

Ainda segundo Matheus, seguindo o regimento, ele aguardará quinze dias pela resposta.

Palavra do líder

Na reunião desta terça, o líder do Executivo na Câmara, Eduardo Print Júnior, em pronunciamento, expôs que durante a festa, 30 mil veículos circularam pela região do parque e 109 autuações foram aplicadas. De acordo com ele, boa parte das multas foram por imprudências dos motoristas e os números foram baixos, tendo em vista o tráfego obtido.

Sobre a lei citada por Matheus, a 7.740/2013 de autoria do Líder do Governo, Print Júnior citou que o antigo secretário, Waldo Martinho, prestou contas das autuações aplicadas no último trimestre, no início deste ano.

A norma estabelece que a Settrans publique no site oficial da prefeitura, relatórios bimestrais sobre multas de trânsito aplicadas no município de Divinópolis e envie à Câmara Municipal cópia dos relatórios, bem como planilha detalhada sobre as aplicações dos recursos, 

“Agora em julho, creio que o Coronel Marcelo Augusto deve também marcar presença ou encaminhar a esta casa o relatório de multas que foram aplicadas neste trimestre”, finalizou.