A XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) premia em Divinópolis 110 estudantes dos 838 mil participantes em todo país. A competição realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), reuniu 9.552 escolas, destas oito foram do município. Três escolas da rede municipal, duas estaduais e três particulares tiveram alunos conquistando medalhas. A Cerimônia de entrega das medalhas do OBA será realizada em 2 de dezembro de 2015, às 9h, no Teatro Gravatá.

As escolas municipais São Geraldo, Otávio Olímpio de Oliveira e José Carlos Pereira participaram da OBA. Dezoito alunos da rede municipal receberão medalhas de ouro, prata e bronze do OBA.

Destaque para o estudante Vítor Alberto de Carvalho da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira do Bairro Tietê com a medalha de ouro na competição.

Dos 18 premiados, cinco receberão medalhas de prata e 12 de bronze. Somente os alunos da Otávio Olímpio de Oliveira receberão quatro medalhas de bronze.

Já Escola Municipal São Geraldo do Centro ganhou oito medalhas de bronze.  A Escola Municipal José Carlos Pereira no Bairro Belvedere II ganhou uma medalha de bronze com o estudante Gabriel Francino.

Estado

Duas escolas estaduais também tiveram alunos premiados.  A Escola Estadual Antônio Gonçalves registrou 22 alunos selecionados para receberem as medalhas. 12 pratas e o restante de bronze. Dois alunos da Escola Estadual Jovelino Rabelo receberão medalhas de bronze.

Particulares

Três escolas particulares receberão medalhas nesta edição. Somente os estudantes da Crescer Podium receberão 44 medalhas, dentre elas cinco de ouro.

Já os estudantes do Instituto Nossa Senhora  do Sagrado Coração conquistaram 11 medalhas.  Foi a escola com maior número de ouros: sete no total e quatro de prata.

O Centro Recreativo Santa Clara (Cecri) conquistou quatro medalhas de bronze.

A OBA é realizada por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agencia Espacial Brasileira.