Ações são intensificadas para controlar a situação (Foto: Letícia Enes/PMD)

Ações são intensificadas para controlar a situação (Foto: Letícia Enes/PMD)

Divinópolis caminha para uma epidemia de dengue. De acordo com a Vigilância em Saúde, desde o início do ano houve 724 notificações, com 117 casos confirmados. Destes, 570 esperam resultado laboratorial e 25 foram descartados. O bairro Nossa Senhora das Graças continua liderando o ranking, com 159 notificações.

 

Na semana passada a cidade também registrou a primeira morte por suspeita da doença. O material coletado foi encaminhado para Belo Horizonte onde passará por análise para confirmar se a enfermeira, de 60 anos, foi vítima de dengue hemorrágica. Até hoje pela manhã o resultado ainda não havia sido liberado.

 

LIRAa

 

O Segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), de 2014 será realizado nesta segunda-feira (17). O trabalho será feito durante três dias, e representa mais uma das ações que visam ao controle da situação atual da dengue em Divinópolis.

 

O primeiro levantamento do ano, no período de 6 a 10 de janeiro, apontou o índice de infestação médio do município em 3,2%, número superior ao levantamento no mesmo período de 2013.

 

Novamente, a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, destacou que a maior parte dos focos estão localizados nas residências, e que a população deve trabalhar em parceria com o município para controlar o vírus.

 

“Estamos nos empenhando nas ações de combate à dengue, para garantir segurança aos moradores, mais fica cada vez mais evidente que sem a colaboração da população é difícil contornar a situação em que a cidade se encontra”, apontou Celina.