Este ano o evento será na Rua Pitangui (Foto: Divulgação)
Este ano o evento será na Rua Pitangui (Foto: Divulgação)

Este ano o evento será na Rua Pitangui (Foto: Divulgação)

Com o tema “Sempre contra o preconceito, identidade é direito”, a 11ª edição da Parada LGBT de Divinópolis, promete levar mais de 10 mil pessoas à Rua Pitangui, no próximo domingo (16).  O evento tem início no fim de semana com programação especial, trazendo diversas atrações e seminários abordando temas voltados à saúde e família.

A festa é realizada pelo Movimento Gay de Divinópolis (MGD)com apoio da Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio das secretarias de Saúde, Cultura e Comunicação.

A festa começa na sexta-feira (14/) com a realização da festa Babalu, a partir das 23h, no Mister Sam. No sábado, acontecem festas paralelas particulares, e no domingo, às 12h, a parada LGBT marca o ponto alto do evento. 

Diversas bandas e artistas se apresentarão: banda Tequila, Liah Bey da banda Lex Luthor, Paola Pfiffer, Nichary Awycher de Belo Horizonte, Taylla Vogan Mansuetto de Itaúna e DJ’s Daniel Fan e André Blazzy. O evento conta ainda com a presença dos performances Carlinhos Brasil e Vandera Jones, além da participação especial de Bruna Bethleyn e Taíssa Werneck (Miss Minas Gerais Gay 2014), entre outras atrações.

Seminários

Após a festa, a agenda continua, com premiações e seminários envolvendo temáticas importantes dentro da comunidade. No dia 24 de novembro, no Teatro Usina Gravatá, às 20h, acontece a premiação e entrega de troféus a 15 importantes personalidades, responsáveis por trabalhos e serviços a comunidade LGBT. O jornalista Augusto Fidélis será um dos homenageados da noite, em reconhecimento ao conjunto de obras e prestação de serviços oferecidos a sociedade.

Os seminários marcam o encerramento das comemorações. No dia 1 de dezembro, a OAB Divinópolis sedia o primeiro seminário com o tema “DSTs e Aids” abordando as doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) e Movimento Gay de Divinópolis. No dia 3 de dezembro, acontece o último evento da agenda, com o seminário “A família homoafetiva”, realizado por Adan Pitter e Faculdade Pitágoras Divinópolis.

Os seminários são gratuitos e abertos ao público.