Prefeito assinou decretou colocando a entidade em quarentena até o final de junho; Funcionários também apresentaram teste positivo para a doença
A prefeitura de Carmo do Cajuru confirmou que 12 dos 50 idosos da Vila Vicentina foram diagnosticados com o novo coronavírus. Além deles, quatro funcionários também apresentaram teste positivo para a doença. De segunda (18) para terça-feira (19) outras sete pessoas, sendo três profissionais de saúde, tiveram exames confirmados. Ao todo, segundo o boletim mais recente, a cidade contabiliza 36 casos de COVID-19.
Os exames em massa foram realizados na entidade após a confirmação da morte de um idoso, de 88 anos. Adotando medidas de prevenção desde o início de março, o advogado e vice-presidente voluntário, Bruno Shester diz que desconhecem como houve a primeira contaminação.
“Não temos como afirmar nada sobre como teria esse vírus entrado na entidade. Parece-me que cientificamente é impossível. Mas nem temos recursos para isso”, afirmou.
Desde a primeira confirmação em Divinópolis, a 15 km da cidade, as visitas aos moradores da entidade estão suspensas e há controle de higienização de todos os produtos e materiais que entram na entidade.
Após o primeiro caso, as medidas de prevenção foram reforçadas. Os idosos foram divididos em três grupos para compartilhamento dos 31 quartos disponíveis: sintomáticos, assintomáticos e negativos.
“Friso que nesta data não temos nenhum morador dentro da Vila com sintomas mais fortes que demandem ser encaminhados a hospital. Mas, a doença não nos permite achar que esteja tudo bem nunca”, afirmou o vice-presidente.
Quartos de madeiras serão construídos no espaço de eventos para reforça o combate ao vírus.
Dos funcionários confirmados, dois estão em isolamento dentro da entidade. Uma já está recuperada e trabalhando normalmente. A outra está em isolamento no alojamento provisório construído para abrigar os funcionários. Os outros dois estão em casa e sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Atualmente, 16 colaboradores estão no alojamento. A medida foi adotada para evitar que os profissionais tenham contato externo com o vírus e contaminem os idosos.
Ajuda
Para combater o vírus, a entidade está pedido colaboração.
“Nossa entidade tem mais de 40 anos e uma história linda. Estamos passando pelo pior de sua história”, enfatizou.
A demanda principal é por equipamentos de proteção, como luvas, máscaras, álcool em gel, desinfetantes. As doações podem ser feitas via depósito ou transferência bancária:
Carmocred
Agência: 3106
Conta Corrente: 2385-0
Banco do Brasil
Agência: 1749-3
Conta Corrente: 9910-4
Obras Assistenciais Padre Augusto Cerdeira
CNPJ: 20.890.067/0001-56
Entidade em quarentena
Com as novas confirmações, o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela assinou decreto que coloca a entidade em quarentena até 28 de junho. Serão seguidas diretrizes expressas para entrada e saída de agentes de saúde e vigilância em saúde, bem como materiais de consumo e descarte, visando evitar qualquer contágio externo.
A prefeitura também proibiu a utilização da orla da barragem em toda a extensão para a prática de pesca, armação de tendas, acampamentos, bem como locação de ranchos e sítios com a finalidade recreativa.
A população também está proibida de frequentar a Prainha, a Pedra do Calhau e o Morro da Cruz por prazo indeterminado.