Skip to main content

12 livros que você não pode deixar de ler em 2023

Por 01/01/2023janeiro 2nd, 2023Destaques

Confira as dicas de leitura para cada mês do ano listadas pela jornalista Gracielle Castro em parceria com a Gulliver Editora

Todo final de ano é a mesma coisa, fazemos a famosa lista de resoluções de Ano Novo com incontáveis metas e promessas. “Vou começar a praticar atividade física 5 vezes na semana”; “Economizar e abrir uma poupança”; “Tirar carteira de habilitação”; “Me alimentar de forma mais saudável”; “Ler mais”… Opa! Nessa última resolução eu posso te ajudar.

Eu sou Gracielle Castro, jornalista, apaixonada por livros e, em parceria com a Gulliver Editora, vou dar dicas para você que pretende inserir ou aprimorar o hábito da leitura na sua rotina diária e tornar o livro um fiel acompanhante durante todo 2023.

Abaixo, um livro para cada mês do ano. Não tem desculpa heim.

Janeiro – Todo mundo ainda com aquela ressaquinha de final de ano, né. Indico começar com um gênero leve, como a poesia.
Livro: O segundo nascimento
Autor: Juarez Nogueira

Fevereiro: Com narrativas curtas e dinâmicas, as crônicas são ótima opção para quem ainda está pegando o ritmo da leitura.
Livro: Amar não dói
Autor: Leila Ferreira

Março: Em 21 de março de 1960 nascia um ícone do automobilismo mundial, Ayrton Senna. Que tal um livro para homenagear o maior ídolo dos brasileiros?
Livro: Ímola 1994
Autor: Flávio Gomes

Abril: No mês que lembramos a Inconfidência Mineira, indico um romance que tem como pano de fundo as Minas Gerais na era do ouro e o Tiradentes é um importante personagem da narrativa.
Livro: Perfume de sangue
Autor: Flávio Ramos

Maio: Mês das mães. Uma obra que trata do tema maternidade com tamanha verdade e delicadeza.
Livro: Escrever uma árvore, plantar um livro.
Autora: Cris Guerra

Junho: No mês mais romântico do ano, trago um livro sobre a busca, significado e (re)descoberta do amor, em suas mais diversas formas e expressões, inclusive o amor próprio.
Livro: Procurava o amor em jardins de cactos
Autora: Cris Guerra

Julho: Férias escolares e muitos pais não sabem o que fazer com os filhos em casa. Uma ótima dica é ler com as crianças.
Livro: A greve das cores
Autor: Vicente Amaral

Agosto: 19 de agosto é o dia do historiador e nós temos um romance policial que é o título perfeito pra te acompanhar esse mês.
Livro: O coração do imperador
Autor: Guilherme Santos

Setembro: Mês da campanha brasileira de prevenção ao suicídio e temos um livro perfeito para levantar uma reflexão sobre o importante tema.
Livro: Nem covarde, nem herói
Autora: Luciana Rocha

Outubro: Mês das crianças. Mais um título infantil para incentivar a leitura com seus pequenos com uma aventura muito envolvente.
Livro: Ratoteca
Autora: Angela Leite de Souza

Novembro: Dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Musico e o livro que indico é a biografia de um grande compositor nascido em Divinópolis.
Livro: Alma de Músico
Autor: Túlio Mourão

Dezembro: As festividades de final de ano já tomam todo nosso tempo. Para conseguir manter a promessa e ler pelo menos um livro ao mês, trago a sugestão do livro natalino que traz, com um poema, a história do nascimento de Jesus.
Livro: Cantiga dos meninos pastores
Autora: Adélia Prado

Agora, é só acompanhar essa lista, salvar na sua agenda e começar a se divertir e se emocionar com o novo hobby.

Me acompanhe nas redes socias (@graciellepcastro) para mais dicas de livros, resenhas e sugestões. Conheça o catálogo e novidades literárias da Gulliver Editora no @gullivereditora.