Algumas unidades de saúde, como a do São José, estão sem médicos (Foto: Reprodução/Conselho de Saúde Sudoeste)

Até fevereiro do próximo ano 14 unidades de saúde de Divinópolis receberão novos equipamentos. A ordem de compra e também de licitação foi assinada nesta segunda-feira (14), pelo prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) e pelo secretário de Saúde, David Maia. Serão investidos R$ 1 milhão repassados por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Domingos Sávio (PSDB).

Serão compradas mesas, cadeiras, armários, além de computadores. A proposta é concluir o processo de informatização. Atualmente já há um sistema instalado, porém os equipamentos não o suportava. O recurso já está no caixa da prefeitura. Algumas empresas já foram contratadas para fornecerem os equipamentos e outras ainda serão licitadas.

“É preciso que a gente busque parcerias para ajudar os municípios porque é aqui que as pessoas vivem. É daqui que saem os impostos; é aqui que ficam as escolas, as unidades de saúde, as creches […] Esses recursos já estão no caixa da prefeitura e para o próximo ano já estão no orçamento R$ 1 milhão para equiparmos novas unidades”, afirmou o deputado.

Unidades

Serão beneficiados os bairros Tietê, Planalto, Nossa Senhora das Graças, Itaí, Danilo Passos, CSU, Bom Pastor, Ipiranga, Niterói, Nações, São José, Afonso Pena, Centro, além de Santo Antônio dos Campos (Ermida). Divinópolis conta, atualmente, com 42 unidades de saúde, cobertura de 80% da população.

“Os maiores beneficiários são os trabalhadores em saúde, principalmente, os usuários de saúde, que são os das maiores unidades que temos catalogadas. Em alguns haverá até climatização de algumas salas. Vemos aqui um novo saldo possibilitado também pelo SIM-Saúde que trouxe outra energia para a saúde de Divinópolis”, comentou o prefeito.