O restante dos 270 toneladas de pneus acondicionados no ecoponto, em Divinópolis, foi retirado, nesta quarta-feira (30) do pátio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). A iniciativa integra o Programa de Contingência de Combate à Dengue que durou um mês. Mais de 10 mil pneus foram recolhidos
do material foi destinada a uma indústria de reciclagem de Betim, e outra para uma indústria de cimento, em Matozinhos. Os pneus que não puderam ser reciclados foram incinerados com utilização de filtro para contenção de partículas.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Gilmar Santos, o tratamento, monitoramento e destinação dos pneus refletem o extenso trabalho da administração municipal no controle da Dengue.
“Já temos um trabalho forte no controle de endemias. A destinação destes materiais para reaproveitamento nestas empresas especializadas vem mostrar que a Prefeitura está indo na frente, mostrando que é possível eliminar reservatórios que possam conter a proliferação do mosquito transmissor”, salientou.
Dezessete toneladas de pneus continuam acondicionadas no pátio da Prefeitura. Todo o material é resultado da fiscalização dos agentes de controle de endemias, durante fiscalização de lotes, vias públicas e nos mutirões realizados em toda a cidade. Alguns dos pneus recolhidos no pátio também pertenciam a empresas.
O ecoponto
O ecoponto funciona mediante parceria das secretarias municipais de Saúde, de Planejamento e Meio Ambiente (Seplam) e Semop. Neste local, os pneus usados são quimicamente tratados. Além de facilitar o não acúmulo de entulhos em diversos pontos, auxilia na diminuição de focos do mosquito da dengue e evita danos ambientais.
O monitoramento do espaço antecede ainda um escalonamento para que os pneus usados sejam recolhidos por uma empresa especializada, que os tritura e utiliza como base para produção de cimento, asfalto e outros materiais.