17 toneladas de pneus continuam acondicionadas no Ecoponto

Parte dos pneus foi levada para Betim (Foto: Wanderson Teixeira)

Parte dos pneus foi levada para Betim (Foto: Wanderson Teixeira)

O restante dos 270 toneladas de pneus acondicionados no ecoponto, em Divinópolis, foi retirado, nesta quarta-feira (30) do pátio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). A iniciativa integra o Programa de Contingência de Combate à Dengue que durou um mês. Mais de 10 mil pneus foram recolhidos

 

do material foi destinada a uma indústria de reciclagem de Betim, e outra para uma indústria de cimento, em Matozinhos. Os pneus que não puderam ser reciclados foram incinerados com utilização de filtro para contenção de partículas.

 

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Gilmar Santos, o tratamento, monitoramento e destinação dos pneus refletem o extenso trabalho da administração municipal no controle da Dengue.

 

“Já temos um trabalho forte no controle de endemias. A destinação destes materiais para reaproveitamento nestas empresas especializadas vem mostrar que a Prefeitura está indo na frente, mostrando que é possível eliminar reservatórios que possam conter a proliferação do mosquito transmissor”, salientou.

 

Dezessete toneladas de pneus continuam acondicionadas no pátio da Prefeitura. Todo o material é resultado da fiscalização dos agentes de controle de endemias, durante fiscalização de lotes, vias públicas e nos mutirões realizados em toda a cidade. Alguns dos pneus recolhidos no pátio também pertenciam a empresas.

 

O ecoponto

 

O ecoponto funciona mediante parceria das secretarias municipais de Saúde, de Planejamento e Meio Ambiente (Seplam) e Semop. Neste local, os pneus usados são quimicamente tratados. Além de facilitar o não acúmulo de entulhos em diversos pontos, auxilia na diminuição de focos do mosquito da dengue e evita danos ambientais.

 

O monitoramento do espaço antecede ainda um escalonamento para que os pneus usados sejam recolhidos por uma empresa especializada, que os tritura e utiliza como base para produção de cimento, asfalto e outros materiais.

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.