Marcelo Lopes
As chuvas que caíram no município de Oliveira na última quinta-feira (04) castigaram a cidade, decretando estado de calamidade pública. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), choveu na data 109 mm, o que corresponde a 10% da média do ano de 2017 no local.
Segundo informações da Prefeitura foram 43 ocorrências entre inundações, deslizamentos, desabamentos e várias casas comprometidas.
De acordo com fontes, 53 famílias foram atendidas pela assistência social, onde desse número, 49 foram socorridas com o acompanhamento do Corpo de Bombeiros.
Cerca de 18 famílias abandonaram ou saíram de suas residências e outras 18 se recusaram a deixá-las. Nenhuma delas necessitou de abrigo na Escola Djalma Pinheiro Chagas e optaram a se deslocarem para casa de parentes próximos.
Vários pontos da cidade foram atingidos. Os mais comprometidos foram o Bairro Elias Raimundo, Rua Francisco Barreto (vários pontos), Avenida Maracanã (vários pontos), Avenida Benjamim Guimarães, Barro Preto, Rua São Cristóvão (atrás do Oliveira Tênis Clube, Praça de esportes).
Nessa manhã está sendo realizada uma reunião entre membros do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Assistência Social.
Doações
As doações estão concentradas na Escola Djalma Pinheiro Chagas, na Avenida Monsenhor Leão, número 100-1, Bairro Nossa Senhora Aparecida. Para ajudar e saber mais informações, basta entrar em contato no número da Defesa Civil (37) 3331-3684.
“Temos muitas roupas de adultos. Precisamos nesse momento direcionar a doações em Materiais de limpeza, travesseiros, cobertores, roupas infantis e de adolescentes, móveis, alimentos, leite e materiais de construção”, consta no informativo da prefeitura.
Divinópolis
Segundo informações assessoria de comunicação da Prefeitura, as chuvas que caíram na cidade não interferiram no nível do Rio Itapecerica até o momento, mas a previsão é de que o nível suba, caso elas continuem. A Defesa Civil está fazendo constante monitoramento no município e também em outras localidades como Itapecerica, Oliveira e Carmo da Mata.
Em Itapecerica, a chuva também causou alagamentos nesta quinta-feira (05), porém sem danos materiais e humano, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura da cidade.