campo de futebol abandonado será transformado em eco praça em Divinópolis
campo de futebol abandonado será transformado em eco praça em Divinópolis


Ação envolve professores e alunos de uma faculdade para revitalização de campo de futebol abandonado

Sempre atuante em incentivar ações, que promovam o desenvolvimento e destaque de Divinópolis, a Acid é uma das apoiadoras do projeto para construção da 1ª Eco Praça do município. O projeto está sendo desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de uma faculdade da cidade.

A proposta prevê a revitalização de um antigo campo de futebol, atualmente abandonado e sem uso desportivo no bairro São Roque, na 1º Eco Praça de Divinópolis. A ideia é transformar o local em um espaço de lazer, horta comunitária, entre outras atividades, que promovam o engajamento da população para utilização do espaço.

O projeto prevê que seja uma praça com maior área de vegetação e grama, mantendo boa parte da área permeável, com arborização que forneça bom sombreamento e manutenção de umidade, preservando um microclima mais ameno.

Serão utilizados materiais recicláveis para a execução de contenção de um talude, que servirá para criar uma arquibancada e instalação também de brinquedos para crianças. Criação de horta comunitária, feiras de trocas e vendas de verduras, legumes e artesanato.

A ideia é que o espaço seja para além do lazer e cultura, com a possibilidade econômica, tanto para a manutenção da própria praça, como para o sustento dos moradores, com alimentos mais saudáveis.

Segundo a professora, a ideia do projeto surgiu em outubro de 2022, quando, em uma conversa informal, ela conheceu a moradora do bairro, Lia Braga, proprietária da Gaia Paisagismo, também parceira no projeto, que já há alguns anos busca unir forças para revitalização do local.

Andamento

No momento, estão sendo feitas as adequações no projeto apontadas pela comunidade durante o lançamento e a elaboração da planilha orçamentária. Ainda não foi definida a questão do investimento financeiro para execução da obra, que poderá ser tanto público como privado.

A ideia é buscar apoio através de emendas parlamentares e também parcerias com empresários através do Projeto “Adote um Bem Público”. De acordo com a professora Debora o projeto final e planilha orçamentária devem ser apresentados em cerca de 15 dias.

A presidente da Acid, Alexandra Galvão, disse que que espera que as empresas e comunidade abracem também o projeto e que a 1º Eco Praça possa realmente se tornar realidade.

“A Acid tem esse olhar focado no desenvolvimento das empresas e da nossa querida Divinópolis. Nesse sentido, acreditamos que é fundamental incentivar projetos inovadores e que envolvam a comunidade como esse projeto da Eco Praça. Sem dúvida, é um lugar estratégico, que fica no trajeto para a Cruz de todos os Povos, que sabemos que será um monumento de caráter mundial. A Acid deu o pontapé inicial nessa parceria importante com o Faculdade Pitágoras/Anhaguera e agora contamos com o apoio do poder público, da iniciativa privada e toda a comunidade para a segunda parte do projeto, que será a execução da obra, para que saia de fato do papel”, disse Alexandra.