Passada uma década da implementação da lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, o momento é de reflexão sobre a sua efetiva implementação, fomento, estruturação e o fortalecimento da efetivação da Lei, nas unidades escolares. Diante dessa temática, o Movimento Negro de Divinópolis – MUNDI, através do departamento de educação “Educa MUNDI”, com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, realiza a 1ª Mostra Pedagógica sobre história da África, cultura africana e afro-brasileira na educação.
Trocar experiência entre as escolas, saber como a temática tem sido trabalhada nas salas de aula são alguns dos objetivos do evento. Vale lembrar que a intenção da lei 10.639 é contribuir para a superação dos preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas de qualidade, que incluam o estudo da influência africana na cultura brasileira.
A mostra conta com a participação de aproximadamente 16 escolas de Divinópolis, que trabalharam a temática em sala de aula. Os estandes serão montados no Ginásio Poliesportivo Municipal com exposição de artesanato africano, livros, arte, vestuário etc. Haverá apresentações culturais com a presença da Caravana do Povão, “Especial Consciência Negra”. O grupo Raíz Negra participa com exposição sobre cabelos crespos.
A 1ª Mostra Pedagógica sobre a história da África, cultura africana e afro-brasileira na educação será no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) das 8 ás 18hs no Ginásio Poliesportivo Municipal de Divinópolis que fica na Av. Getúlio Vargas 934, centro.
Confira a lista de algumas das escolas que participam do evento:
E.E Luíz de Melo Viana Sobrinho
E.E Dona Antônia Valadares
E.E Profº Chico Dias
E.E Antônio Olímpio de Morais
E.E Antônio da Costa Pereira
E.E Vicente Mateus
E.E Antônio Gonçalves de Matos
E.E São Francisco de Assis
Instituto Helena Antipoff