Amanda Quintiliano

 

No último dia do recadastramento houve fila na porta dos cartórios (Foto: Amanda Quintiliano)

No último dia do recadastramento houve fila na porta dos cartórios (Foto: Amanda Quintiliano)

Alguns eleitores começaram a semana buscando informações para regularizar as pendências com a Justiça Eleitoral e deram de cara com as portas dos cartórios fechados. O prazo para o recadastramento biométrico terminou na última sexta-feira (29) e 20.667 mil pessoas não compareceram, 13,04% do eleitorado. O reflexo foi o cancelamento do título e várias restrições.

 

Com o documento suspendo o eleitor fica impedimento de fazer financiamento de casa própria, matricular-se ou renovar matrícula em escolas públicas ou fiscalizadas pelo governo, obter passaporte e CPF, receber salários de função ou emprego público, ser nomeado em concurso público, entre outros.

 

As restrições foram as principais razões que fez o senhor Paulo Tavares, 58 anos, a levantar mais cedo e tentar fazer, nesta segunda-feira (02), a biometria. “Não me lembrei disso e quando lembrei já não tinha tempo. Achei que eles iriam estender o prazo, mas realmente acabou”, comentou.

 

Hoje e amanhã (03) os cartórios irão funcionar apenas para balanço interno. Já a partir de quarta-feira (04), o senhor Paulo e todos os eleitores que não fizeram a biometria poderão regularizar a situação. “Até maio o eleitor pode comparecer aos Cartórios para se regularizarem. Depois disso o cadastro fecha e só é aberto após as eleições”, explica o chefe de cartório, Halley Alves.

 

Novos eleitores

 

Na contração das abstenções, quase 10,5 mil pessoas aproveitaram para emitirem o título pela primeira vez ou para transferiram o voto para Divinópolis, totalizando 148,3 mil eleitores. “A gente acha que até maio pode até ultrapassar o número anterior de eleitores que era de 158 mil”, afirmou Halley. A previsão do aumento leva em consideração novos títulos, transferências e regularização da biometria.

 

Quem for se regularizar deve apresentar documento de identidade original, comprovante de endereço (água, luz, telefone etc.) anterior a 15 de fevereiro de 2013, certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos que forem fazer o título pela primeira vez), CPF e título de eleitor (se tiver).