Skip to main content

200 anos de tradição: Reinado do Rosário é realizado em Itapecerica

By 09/08/2022Gerais

Arte passada de geração a geração, confecção das roupas é tradição na cidade; Evento ficou dois anos suspenso devido a pandemia

De 11 a 15 de agosto será realizado o Grande Reinado do Rosário de Itapecerica 2022. Após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19, a mais antiga e genuína festividade do município, datada de 1818 e, portanto, com mais de 200 anos de tradição, volta a tomar as ruas da cidade.

Uma das grandes atrações da festa de Reinado são as vestimentas dos reis, rainhas, príncipes e princesas que compõem a Corte. As pessoas se aglomeram ao lado deles para admirar as vestes, que sempre chamam muita atenção.

Tradição

Em Itapecerica, a confecção de roupas de Reinado é uma tradição, uma arte passada de geração em geração. A família Souza atua no ramo há quatro décadas, desde 1980.

O ofício iniciado pela dona Lina foi passado para sua filha, Fátima, e para sua neta, Lara.

O capricho todo especial com que as roupas são produzidas faz com que o ateliê seja procurado por reis, rainhas, príncipes e princesas de festas de Reinado de cidades de toda a região: Cláudio, Camacho, Pedra do Indaiá, São Sebastião do Oeste, Formiga, Carmo da Mata, entre outras.

O ateliê da família Souza é o responsável pela confecção das vestimentas dos Reis da Coroa Grande 2022 em Itapecerica, Eugênio Ribeiro e Natália Ribeiro.

Eles estão cheios de expectativa, ansiosos para ver finalizado o trabalho sonhado e planejado com tanto carinho e empolgação e que irá vesti-los nos grandes e tradicionais cortejos das noites deste sábado, às 20h, e domingo, às 19h30.

As estilistas, após dois anos de paralisação da festividade, prometem se superar na beleza das roupas, a fim de encantar tanto os reis quanto todo o público, fazendo jus ao Grande Reinado do Rosário, uma festa que emana fé, cultura, tradição e história.