Com calote do governo do Estado, os municípios não têm dinheiro para realizarem a festa

A Prefeitura de Bom Despacho confirmou, nesta quinta (14), que não haverá carnaval este ano na cidade. Ela é uma das 200 em Minas Gerais que não irá realizar a festa este ano. Algumas folias tradicionais, como Pompéu e Abaeté também não terá programação com investimento público.

A Secretaria de Cultura de Bom Despacho fez chamada pública para dar oportunidade de empresas privadas realizarem o Carnaval deste ano. A sessão foi dia 12, mas nenhum interessado apareceu.

Diante disso, o prefeito Fernando Cabral resolveu não fazer a festa já que que não quer colocar dinheiro público. O Estado já deve R$17 milhões. Com dificuldades financeiras, serão priorizados investimentos em saúde e educação.

Realidade

Esta é a realidade que muitos município mineiros, segundo levantamento da Associação Mineira de Municípios (AMM). As dificuldades financeiras são os principais motivos.

Os atrasos de repasses de ICMS, IPVA e Fundeb ocorrem desde 2017 e já somam em R$ 12,7 bilhões considerando todos os municípios mineiros.

Região

Na mesma reta, Cláudio também não irá realizar a folia. Este ano será mantido o pré-carnaval nos dias 22 e 23 de fevereiros. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura da cidade, os shows já estavam contratados desde o ano passado e por isso não foi possível cancelar.

Em Itapecerica, o prefeito Wirley Reis deverá decidir até o dia 20 se irá ou não realizar a tradicional festa na cidade.

Pará de Minas também ficará de fora da programação. A festa foi cancelada.

Cidades

Outras cidades do Estado também já decidiram que não terão carnaval, dentre elas Viçosa, Moema, Porto Firme, Paula Cândido, Teixeiras, Cajuri, Araponga, Canaã e Pedra do Anta.