Grupo de empresários cobra recomposição do efetivo da delegacia; Há déficit de delegados, investigadores e escrivães

A recomposição do efetivo da delegacia regional de Divinópolis foi pressionada pelo grupo gestor, formado por 17 entidades. Um ofício foi entregue ao chefe da Polícia Civil do Estado, Wagner Souza.

O Grupo acredita que a Regional deveria ter um efetivo de 16 Delegados de Polícia, conforme estudos datados de 2009. Ocorre que, desde dezembro de 2017, vem perdendo efetivos sem reposição, e, atualmente chegou-se na situação calamitosa de apenas quatro delegados.

Hoje, a delegacia é responsável também por Itaúna, Cláudio, Itatiaiuçu, e Carmo do Cajuru, o que totaliza cerca de 600.000 habitantes para serem atendidos.

Também segundo o ofício, pastas que exigem um delegado com habilidades específicas, como é o caso da Delegacia da Mulher, da Criança e do Idoso também estão sem titulares.

Policiais sob estresse profissional crescente

De acordo com o ofício, esta situação de extremo estresse profissional vem aumentando os índices de licenças médicas, principalmente as psiquiátricas. “Prejudica ainda o policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar, uma vez que precisam ficar por longas horas aguardando a lavratura dos flagrantes, entregas de ocorrências e atendimento a população”.

Com base nesse argumentos o Grupo Gestor solicita remanejamento de efetivo, recompondo o quadro da Delegacia Regional com, no mínimo, mais 8 delegados, 25 investigadores e 12 escrivães, única forma de diminuir este acervo de mais de 23 mil inquéritos que se encontram aguardando conclusão, sem falar nas demais rotinas típicas de uma Regional.

O ofício foi entregue por representantes da entidade, vereador e deputado na quinta (19) (Foto: Divulgação)

Alexandra avalia a ação do grupo como necessária para pressionar o poder público a agir a favor da cidade.

“O Grupo Gestor tem o propósito o desenvolvimento econômico, social e sustentável de Divinópolis. Nosso objetivo é a efetivação de políticas públicas para o crescimento da cidade e qualidade de vida dos munícipes. Portanto, essa união de forças, mostra que estamos organizados e atentos as necessidades da cidade. O Chefe da Polícia Civil, Wagner Souza, afirmou que fará a análise técnica de viabilização do pedido. O Grupo Gestor continuará acompanhando o processo”, pontua.

Entidades

O Grupo Gestor é composto pela CDL, Acid, Sincondiv, Sinvesd, Sinduscon-CO, Fiemg regional centro oeste, OAB Divinópolis, Sebrae, OSB Divinópolis, CREA, CRECI, Sindimoveis, CAU, Sincomercio, Sindigusa, Sindicato Rural de Divinópolis e Clube de Engenharia de Divinópolis.