Regularização deve ser feita no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Foto: Marina Assis)

Regularização deve ser feita no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Foto: Marina Assis)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) concluiu, no dia 13 de dezembro, mais uma etapa do recadastramento dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) que estavam com os dados desatualizados nos últimos dois anos, mediante uma busca ativa durante evento social no Bairro Jardim Candidés. Até o momento, 750 das mil famílias que estavam nestas condições se recadastraram.

 

A partir de janeiro de 2014, as famílias que não atualizaram o cadastro começam a ter os benefícios bloqueados. Quem tiver o benefício bloqueado e permanecer sem atualização cadastral, terá o benefício cancelado a partir do mês de março de 2014.

 

Durante todo o processo de recadastramento, a Semds empregou diversas ações, como readequação da equipe técnica, busca ativa realizada pela equipe de assistentes sociais, ação social estimulando o recadastramento, palestras, ampliação do horário de atendimento e fortalecimento da divulgação.

 

A coordenadora informa que, durante o recadastramento, 11 famílias tiveram os cadastros excluídos. “O número revela que estas famílias não têm mais interesse no programa, o que nos indica também que elas conseguiram superar suas vulnerabilidades”, salientou Adriana Magela.

 

Ela alerta que, segundo o que estabelece o MDS, para fazerem parte do programa, as famílias precisam atender a condições, como: atualizar seus dados a cada dois anos; se tiverem alguma alteração dentro do período de 2 anos, devem procurar s Semds ou o CRAS da região onde vivem para fazer as devidas alterações; estar com o cartão de vacina e peso das crianças; e garantir a frequência escolar; enumerou. “Além disto, a Semds promove ações, dentro do Programa Bolsa Família voltadas para famílias ciganas ou em situação de rua”, explicou.

 

Somente no mês de novembro, o Bolsa Família beneficiou, em Divinópolis, 4.013 famílias com renda per capita até $140. Durante o recadastro, outros serviços também foram verificados, como emissão de carteiras do Idoso (09 atendimentos); BPC (13), Tarifa Social para serviços de Cemig e Copasa (58), Isenção para Concurso Público (04), INSS para dona de casa a 5% (23), cursos do Pronatec (30).