2,7 mil castrações foram realizadas no ano passado em Divinópolis

As castrações foram realizadas no Crevisa e no Castramóvel

As duas frentes elaboradas pela Prefeitura de Divinópolis para realizar as castrações de cães e gatos resultaram em 2,7 mil procedimentos, em 2019. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as castrações foram realizadas no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) e no Castramóvel.

A Semusa agendou as castrações no ano passado para o Crevisa. Foram realizadas 2.318 procedimentos durante o ano. Somente em outubro, foram 392 castrações registradas. No mês seguinte, outro número significativo: 329, acompanhado de dezembro (230) e abril (224).

No final do ano passado, a Prefeitura de Divinópolis realizou mutirões em parceria com ONGs para agilizar os procedimentos.

Em outubro do ano passado, foi lançado o AppDivinópolis para agendamento de castrações. O cidadão deve acessar o AppDivinópolis, selecionar a aba serviços e procurar por “Castração Animal”. Depois é só fazer os cadastros necessários e seguir as orientações. Todo primeiro dia útil de cada mês são abertos os agendamentos.

Castramóvel

Outra frente para atender a demandas foi através do Castramóvel. No ano passado, foram 404 procedimentos realizados em vários bairros e comunidades rurais.

 O castramóvel é uma parceria firmada entre o município e a Associação Regional Ambiental (Arpa). É equipado com anestesia, um monitor multiparâmetro, foco auxiliar, autoclave, bomba de vácuo, sondas, entre outros aparelhos.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.