A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou o balanço da 11ª, 12ª e parte da 13ª semana epidemiológica. Conforme o relatório, 358 novos casos de dengue foram notificados no município em dezessete dias. A Diretoria de Vigilância em Saúde aguarda os resultados de exames laboratoriais referente a estes casos, mas até o momento nenhum deles foi confirmado. Os dados correspondem ao período de 09 a 26 de março.

 

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, mesmo diante da aparente diminuição nas notificações quando observados os dados a partir da 9ª semana, a atenção deve ser redobrada.

 

“Após a 9ª semana epidemiológica quando o número era 43% maior do que o mesmo período do ano passado, os dados sinalizaram uma diminuição nos casos. Mesmo assim, é importante manter nossa atenção e continuar nossos trabalhos, pois ainda estamos em situação de alerta na cidade” ressalta.

 

Ainda de acordo com ela, parte desses resultados demonstra uma iniciativa adotada pela população. “Acredito que essa diminuição significante mostra um indício de participação da comunidade nas ações. Nós estamos trabalhando pesado na tentativa de diminuir o número de casos de dengue, mas a participação da população como um todo, em conjunto com nossos trabalhos é fundamental para alcançarmos o sucesso”, comemora Celina.

 

Ambulatório

 

A Secretaria Municipal de Saúde também divulgou relatório de atendimentos realizados no ambulatório destinado aos pacientes com sintomas avançados da dengue, instituído por meio de um decreto assinado pelo Prefeito Vladimir Azevedo e aberto em 17 de março. A unidade de atendimento está instalada no Centro Municipal de Apoio à Saúde (Cemas), localizado à Avenida Getúlio Vargas, 550 – Centro. O horário de funcionamento será das 14h às 22h. Até o dia 25 de março, 138 pessoas foram atendidas no local, sendo 56 do sexo masculino e 82 do sexo feminino.