Marina Assis

 

A cada mês são registrados aproximadamente 37 novos casos de câncer de próstata, na região Centro-Oeste. Os dados são da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom). De 2010 a 2012, foram atendidos na entidade 900 homens. O tipo de tumor é o segundo mais comum no sexo masculino.

 

Em todo o Brasil são esperados cerca 60.180 novos casos até o final deste ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), uma média de 30% da população de brasileiros já desenvolveu a doença, foi diagnosticado e tratado em algum dos estágios do tumor. Em 2010, 12,7 mil pessoas morreram vítimas do câncer.

 

Prevenção

 

Durante todo o mês de novembro a Acccom realizará ações de combate ao câncer de próstata. O mês é chamado de “Novembro azul”. A programação da instituição será toda voltada para os homens e a prevenção da doença.

 

Algumas medidas ajudam a prevenir é o que conta a enfermeira de prevenção da Acccom, Sara Lemos. “Ter uma boa alimentação e fazer atividades físicas é uma maneira de diminuir os riscos o que não significa que se fizer isso pode parar de fazer os exames”, explicou Sara.

 

“Os homens devem realizar os exames principalmente o do toque uma vez ao ano a partir dos 45 anos, mais quem tem casos na família deve começar antes, é só procurar o médico que ele dirá a hora certa”, completou a enfermeira.

 

No dia 30 de novembro será realizada uma blitz de conscientização na esquina da Rua Goiás com Mato Grosso onde serão entregues panfletos falando sobre a doença e as medidas de prevenção.