Proposta estimula o conhecimento histórico, cultural e a educação patrimonial dos alunos da rede pública municipal
Portal Centro-Oeste
O Projeto Bom Passeio desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Cultura (Semc) já beneficiou 400 alunos. A proposta estimula o conhecimento histórico, cultural e a educação patrimonial dos alunos da rede pública municipal.
Vinte e cinco escolas participam do projeto, com 1,2 mil alunos de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Treze turmas com 403 alunos, já participaram do passeio, que teve início em março.
As escolas municipais Professora Maria de Lourdes Teixeira, Antonieta Fonseca, Centro Técnico Pedagógico, Raio de Sol, Adolfo Machado, Professor Odilon Santiago, Dr. Sebastião Gomes Guimarães, João Gontijo da Fonseca, Otávio Olímpio de Oliveira, Padre Guaritá e Professora Hermínia Corgozinho, já participaram do projeto, com treze turmas.
Entre os locais visitados estão os pontos turísticos, como o aeroporto, a Maria Fumaça, o Museu, a Catedral do Divino Espírito Santo, a praça do Mercado, a igrejinha do Rosário, Gravatá, Escola de Música, a empresa Trancid e terminaram o passeio na biblioteca pública.
A proposta estimula o conhecimento histórico, cultural e a educação e é realizada em parceria com a Semed, Semc e o consórcio TransOeste. Por meio da parceria, um ônibus da TransOeste personalizado para o projeto busca os alunos e faz passeio pelos locais históricos do município e à biblioteca pública Ataliba Lago.
Na próxima quinta-feira (14/06), a Escola Municipal Hermínia Corgozinho participará com 35 alunos. 702 alunos ainda farão o Bom Passeio divididos em 24 turmas. Os passeios terminam no mês de setembro.
Os alunos são estimulados para a prática do estudo do meio, exercitando a cidadania, atitudes de preservação e sentimento de pertencimento. Com o projeto a Semed promoverá o Concurso Literário “Divinópolis, por um novo olhar”, desenvolvendo a leitura e escrita dos alunos das escolas municipais, por meio do relato de experiência. Os textos serão entregues até outubro.