Skip to main content

400 mil atendimentos são registrados pela Acccom em 2012

PUBLICIDADE

Marina Assis

 

Somente em 2012 foram realizados mais de 400 mil atendimentos a pessoas com algum tipo de câncer em Divinópolis e na região Centro-Oeste. Os atendimentos se dividem entre o Hospital do Câncer, Casa de Apoio, Centro Assistencial e Centro de Reabilitação Oral e Prevenção. Os dados são da Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste (Acccom). Os mais comuns na região são: câncer de pele, mama e próstata. Já nas crianças o tipo mais registrado é a leucemia.

PUBLICIDADE

 

Nesta semana, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou o relatório “Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil”. O levantamento apontou que são esperados 580 mil casos novos da doença para o próximo ano. Assim como na região, os cânceres mais incidentes na população brasileira no próximo ano serão: pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil).

 

Ao todo estão relacionados na publicação os 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina.

 

Lançada a cada dois anos, a Estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão pública na área da oncologia, orientando a execução de ações de prevenção, detecção precoce e oferta de tratamento. Excetuando-se pele não melanoma, a ocorrência será de 394.450 novos casos, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.

 

Prevenção

 

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum a multiplicação desordenada das células que crescem e se dividem, podendo invadir e se espalhar pelos tecidos sadios do corpo, por um processo conhecido como metástase. O câncer pode ser definido como uma doença degenerativa resultante do acúmulo de lesões no material genético das células, que induz ao processo de crescimento e reprodução descontrolado.

 

“É possível prevenir alguns tipos da doença, através de uma alimentação saudável, exercício físico, proteção solar além de obter o acompanhamento médico. Para as mulheres de 40 anos é aconselhável, além do check up anual, apalpar os seios e realizar a mamografia anualmente além de exames de colo de útero e caso haja casos na família começar aos 35 anos. Já para os homens de 50 anos o ideal é realizar o check up e o exame de próstata anualmente e caso tenham casos da doença na família comece os exames aos 40 anos” afirma enfermeira responsável pela prevenção da Acccom, Sara Lemos.

 

PUBLICIDADE
Amanda Quintiliano

Sou fundadora do Portal Gerais. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora. Mãe da Cecília, na desafiadora e gratificante tarefa de maternar, empreender, realizar-se.