O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará ações no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta terça-feira (01). A data foi instituída pela Assembleia da Organização Mundial de Saúde e referendada pela Organizações das Nações Unidos (ONU). Em Divinópolis, 400 pessoas vivem com o vírus do HIV. De 2011 até momento, o CTA aponta acréscimo de 36% no número de pessoas infectadas.
O CTA distribui panfletos na região central da cidade para conscientizar a população nesta terça-feira.
“Esta iniciativa acontecerá na Avenida 1º de Junho com rua São Paulo (Calçadão) e na Av. Getúlio Vargas, 550 (em frente á Policlínica). Nestes locais a população será orientada e será realizado a distribuição de panfletos e preservativos. Esta blitz educativa ocorrerá das 8h às 16h”, diz Francisca.
Paralelo a estas ações, na Policlínica e CTA, durante todo o dia, serão realizados Rápidos para HIV, Hepatites C. De acordo com o CTA, a intenção é envolver todo o público, levando informação e esclarecendo dúvidas.
De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), órgão ligado a Diretoria de Atenção Básica, além dos 400 com o vírus da Aids, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Divinópolis atende, ainda, a pacientes de 54 cidades da região. Deste público atendido, 1.077 são soropositivos.
Para a enfermeira Francisa Vanizia, responsável pelo CTA, prevenção é o melhor caminho para evitar a doença.
“A maior incidência de transmissão da Aids é por meio do sexo. Esta protegido na hora deste ato é a melhor forma de se prevenir contra a doença. Daí a necessidade de utilização dos preservativos tanto masculino como feminino”, explica Francisca.
O CTA funciona de segunda a sexta-feira, sempre no horário comercial, na Av. Getúlio Vargas no nº 550. O telefone de contato é o 3221-3735.