A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e a Associação de Proteção aos Animais de Formiga (APAF) realizaram, até junho deste ano, a castração de 434 animais, entre cães e gatos. Essa ação foi realizada por meio do Centro de Defesa à Vida Animal (CODEVIDA).

 

As esterilizações foram realizadas sob a coordenação da médica veterinária Fernanda Pinheiro Lima, diretora do CODEVIDA, e contou com os serviços prestados pela VET CARE, sob a direção do médico veterinário Awilson Viana, especialista em clínica e cirurgia em pequenos animais. O objetivo desse trabalho é o controle populacional de cães e gatos da área urbana e rural do município.

 

“Trata-se de uma forma de reduzir os problemas causados ao meio ambiente urbano que decorrem da presença de animais abandonados em vias públicas, assegurar o respeito ao bem-estar animal, bem como a profilaxia de zoonoses”, comentou a veterinária Fernanda.

 

Em 2013, foram castrados pela secretaria 355 animais. Neste ano, até junho, já foram castrados 79 a mais. Dos 434 animais castrados até o momento, 100 deles são da zona rural.