Em um ano, quase seis mil pessoas se envolveram em algum acidente na cidade; A maioria por falta de atenção, segundo dados da Settrans

Em 2019, 5.947 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito em Divinópolis e 49 morreram. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans). Desse número, 1.947 não usavam cinto de segurança. Foram 1.189 acidentes com motocicletas. A grande maioria foi causado por falta de atenção, cerca 3.685 deles, 469 pessoas causaram acidentes por desobediência à sinalização.

Mais da metade dos acidentes na cidade foram causados por condutores homens 3.990, as mulheres foram responsáveis por 1.421. A faixa etária 30 e 59 anos que mais esteve envolvida em acidentes, 3.324 no total.

Programação

A Settrans promoverá entre os dias 18 a 25 de setembro, mais uma edição da Semana Nacional do Trânsito. Em razão da pandemia causada pelo coronavírus, as ações serão reduzidas em relação ao ano passado. Neste ano, o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Perceba o Risco, Proteja a vida”.

Durante toda a semana, haverá a realização de blitz educativas de trânsito em pontos estratégicos com o objetivo de conscientizar os condutores sobre a campanha, chamando atenção sobre os riscos e perigos do trânsito, além das possíveis consequências para os cidadãos. Esta ação contará com parceria da Polícia Militar de Minas Gerais (Pmmg).

Na próxima quarta-feira (23), haverá homenagens ao Dia do Agente de Trânsito.