São milhares de lojas virtuais disponíveis no Brasil e conseguir um espaço ao sol nem sempre é fácil. Independente do ramo do e-commerce, alcançar o sucesso requer uma série de estratégias e ações certeiras do gerente.

Para maximizar o seu trabalho na função de gerenciar um e-commerce, separamos algumas dicas valiosas que podem fazer a diferença na loja virtual.

Não tente fazer tudo sozinho

Esse é um erro comum entre gerentes de loja virtual que estão iniciando a trajetória. Ser o dono do empreendimento pequeno ou médio não significa que você precisa fazer todas as tarefas no que diz respeito ao lado administrativo.

Mesmo se a loja estiver no início e sem muito faturamento, procure por parcerias em troca de comissão de vendas com pessoas capacitadas que podem ajudar a gerenciar os aspectos necessários de um bom e-commerce. Dessa maneira, não tentar fazer tudo sozinho vai só melhorar o seu desempenho como administrador, pois esse movimento resultará em maior foco  nas questões mais importantes da loja.

Tenha uma rotina profissional e não esqueça da sua saúde

Para quem administra um e-commerce direto do home office, uma das questões mais importantes é ter uma rotina profissional e priorizar a disciplina para maximizar as suas ações.

Cuidar da saúde e sincronizar o bem-estar mental com o físico é algo muito valioso para vários empresários de sucesso e o mesmo se aplica para os empreendedores de lojas virtuais.

No que tange ao lado mental, uma das maneiras de manter a mente limpa e focada no que precisa ser feito para gerenciar uma companhia online é praticar técnicas de yoga — essencial para pessoas que trabalham diretamente com investimento. Essa atividade é usada por muitas empresas do ramo dos negócios e até mesmo por competidores de poker que enxergam nessa alternativa uma boa aliada na hora de aliviar a tensão. A técnica pode também ser uma aliada e há vários aplicativos de celular que ajudam em meditação guiada. 

Ser um workaholic pode fazer com que a sua loja cresça mais rápido, no entanto, focar o seu tempo integral apenas no trabalho e esquecer do lado físico e emocional podem acarretar em problemas relevantes no médio e longo prazo.

Cuidado com a zona de conforto

Em qualquer empreendimento, ficar atualizado às novidades e se inteirar sobre novas tendências são tópicos essenciais. No e-commerce, tudo isso é ainda mais vital pelo fato de que o mundo virtual segue em constante evolução e em ritmo frenético.

Portanto, o administrador precisa tomar muito cuidado para não cair na zona de conforto e sempre procurar novos meios de potencializar os seus resultados. Além disso, na internet há centenas de cursos muito interessantes sobre como gerenciar uma equipe de funcionários virtuais, como trabalhar o lado psicológico de cada empregado, como potencializar a função de gerente e etc.

Photo by Pxhere.com

“Conhecimento é a ferramenta mais poderosa que você pode ter” é um ditado que se aplica perfeitamente ao gerente de uma loja virtual.

Não fique vidrado apenas no número de vendas

É claro que as vendas são o verdadeiro combustível de qualquer e-commerce e a fonte de renda que mantém a engrenagem funcionando. No entanto, na hora de analisar os resultados do mês e procurar por melhorias na empresa, não fique vidrado apenas no número de vendas.

Photo CC BY-SA 2.0

“O número de vendas é um indicador importantíssimo, porém não é o único quando falamos de loja virtual. Acompanhe também o número de visitas, o tempo médio, as páginas mais visitadas, os termos mais procurados, enfim, mapeie o quanto puder do seu site, toda informação pode ser útil e irá ajudá-lo a direcionar sua gestão”, aponta a página de negócios e gestão do UOL.

Procure alianças confiáveis

Esse tópico é importantíssimo para o crescimento de um e-commerce. Alianças confiáveis com parcerias duradouras e saudáveis para ambas partes são fundamentais para o progresso da loja virtual.

Exemplo: realizar uma promoção em parceria com alguma loja virtual de outro setor, se juntar a bons e confiáveis afiliados, fechar acordo com atacados que são rentáveis a longo prazo, contar com parceiros influentes na área de marketing e por aí vai.

Alianças como essas citadas acima rendem bons frutos, no entanto, no outro lado da moeda, parcerias com empresas pouco confiáveis podem emperrar o crescimento da loja virtual.

Essas foram algumas dicas valiosas para gerenciar um e-commerce. É claro que administrar uma loja virtual vai muito além disso, porém, seguir esses tópicos vai fazer com que você maximize um pouco do potencial da sua empresa.