Marina Assis

 

Tereza Lada disse que 95% dos processos são resolvidos no Procon (Foto: Patrícia Rodrigues/PMD)

Tereza Lada disse que 95% dos processos são resolvidos no Procon

Ao passar o Dia das Crianças o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em Divinópolis, se prepara para o aumento de reclamações por produtos e serviços. No último mês foram registradas 81 queixas, nos próximos meses o número deverá ser maior.

 

O crescimento é atribuído, principalmente, às compras de final de ano. A data comemorativa de outubro se unem as de dezembro. Na cidade as maiores reclamações são pelo serviço de telefonia, cobranças indevidas e cartões de crédito. Queixas que se repetem a cada mês.

 

“O Procon age quando é solicitado pela população, mas sempre que podemos realizamos ações preventivas tentando mostrar a população seus direito e deveres, mas também que o Procon está aqui pra ajudar”, declarou a coordenadora do órgão, Tereza Lada.

 

Ainda em conversa com o PORTAL, Tereza contou que 95% dos processos administrativos, na gestão dela, são resolvidos no próprio Procon, sem a necessidade de ir a justiça normal. “Chamamos as duas partes envolvidas aqui, conversamos e propomos acordo entre as partes e na maioria das vezes da certo” afirma.

 

Ranking

 

As mulheres são as que mais reclamam na cidade. Apenas 47% das reclamações são feitas por homens. A faixa etária responsável pelo maior número de reclamações está entre 31 e 50 anos.

 

Serviços como internet, telefonia, cartões de crédito lideram as reclamações. Como procedimento, as empresas são notificadas a encaminharem o áudio da conversa, geralmente gravada em ligações telefônicas. O prazo é de 120 dias, caso o consumidor queira solicitá-lo, sendo informado o número do protocolo de atendimento.