Amanda Quintiliano
Dos 17 vereadores de Divinópolis 11 não passaram do ensino médio, representando 64,70%. Levantamento realizado pela reportagem do PORTAL aponta que um parlamentar abandonou o ensino médio antes de concluir e 10 finalizaram os estudos. Os dados foram retirados do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O nível de escolaridade foi informado pelos vereadores durante o registro de candidatura no ano passado para disputarem eleição. Raimundo Nonato (PDT), 41 anos, é o único que não finalizou o ensino médio. Ao PORTAL ele disse que está pendente me uma matéria e que assim que concluir pretende estudar direito para aprimorar o conhecimento, principalmente, da administração pública.
Os únicos vereadores com ensino superior, conforme o TRE, são: Dr. Delano (PMDB), de 41 anos, que é médico; Marcos Vinícius (PROS), 47 anos, advogado; e Edson Sousa (PDMB), formado em sociologia com aperfeiçoamento em teologia e ciências públicas. Apesar de aparecer na lista do TRE com apenas ensino médio, o presidente da Câmara, Adair Otaviano (PMDB) é formado em direto, assim como Janete (PSD) que já se inscreveu no MBA de administração pública.
Já Kaboja (PSD), de 56 anos, abandonou a faculdade antes de concluir.
De acordo com o TRE, têm ensino médio completo os seguintes vereadores: Ademir (PSD), 46 anos; Roger Viegas (PROS), de 29 anos; Sargento Elton (PEN), de 44 anos; Nêgo do Buriti (PEN), de 51 anos; Josafá (PPS), de 51 anos; Eduardo Print Jr (SD), de 35 anos; Zé Luís da Farmácia (PMN), de 66 anos; Renato Ferreira (PSDB), de 41 anos; Cleitinho (PPS); 34 anos; e César Tarzan (PP), de 31 anos.
Os dados foram retirados do site do TRE, mas confirmados nos gabinetes, pois alguns estão errados no órgão, este é o caso, de Adair, Janete, Cleitinho e César Tarzan. No caso destes dois últimos, no TRE consta como ensino fundamental completo.