Redação
A Copasa iniciou, neste mês, a operação da segunda Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bom Despacho. A estação vai permitir a despoluição do Córrego Chácara e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.
A ETE Chácara tem a capacidade para tratar 43 litros por segundo e, juntamente com a ETE Matadouro, em operação desde fevereiro de 2014, vai permitir que 80% do esgoto da cidade seja tratado. Além das duas ETEs, está prevista a construção da estação elevatória Areias que atenderá a 100 % da população com esgoto tratado até o final deste ano.
O córrego Chácara, com sete quilômetros de extensão, nasce no centro da cidade, próximo à rodoviária e à prefeitura, e segue o rumo Norte, até desaguar no Córrego Raposo. A ETE Chácara receberá as contribuições geradas na bacia do córrego Chácara e na bacia do Córrego Areias.
Investimentos da Copasa na cidade
A Copasa opera o sistema de abastecimento de água em Bom Despacho desde 1975, atendendo a cerca de 57 mil habitantes, com 17.927 ligações de água. O sistema de esgotamento sanitário passou a ser operado pela Companhia em 1985 e hoje a empresa atende a mais de 45 mil habitantes com os serviços de transporte, coleta e tratamento de esgoto.