Amanda Quintiliano
Verão é sinônimo de piscina, mar, cachoeiras, e tudo isso é o mesmo que: corpo em forma. Basta o verão se aproximar para os adeptos aos exercícios físicos lotarem as academias. É nesta época do ano que os proprietários lucram. Em algumas, a expectativa de aumento do movimento é de 40%. O índice ajuda a recuperar a queda sofrida no inverno.
“Chega essa época as pessoas querem ficar em forma e, geralmente, intensificam as atividades. Temos tido a procura grande de mulheres e de um público na faixa etária entre 25 a 30 anos”, relata o personal trainer de uma academia de Divinópolis, Melqui Almeida.
A maioria das pessoas procuram as academias com um único objetivo em mente: perder peso, e buscam resultados “milagrosos”. “Elas procuram a academia para concertar em dois meses o que fizerem de errado em 10. Não adianta. A pessoa só verá resultado, no mínimo, a partir do sexto mês”, explica o educador físico, Eduardo Castro.
“Não adianta frequentar esporadicamente. O que acontece, em dois meses não dá para o corpo acostumar. Ai a pessoa não vê resultado e para de ir”, completou.
As orientações são quase sempre desconsideradas. Mesmo sabendo que praticar exercícios apenas numa estação do ano não faz efeito, a estudante Juliana Gonçalves, 24 anos, não esconde que sempre se dedica mais no verão. “Aproveito o verão, as férias para me exercitar. Passa essa fase, carnaval, acaba que bate aquele desânimo e acabo abandonando”, conta.
Vendas
Não é exclusivo das academias o aumento. Lojas de roupas esportivas também registram crescimento nas vendas. Em uma delas já houve um acréscimo de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. “Devemos manter esse índice até fevereiro. Quando começa o outono, inverno há uma redução”, relata a gerente de uma loja de Divinópolis, Marisa Gonçalves.