Umas das organizações pioneiras no quesito games veem perdendo bruscamente seu posto e legado no mercado atual. Seus usuários têm cada vez mais migrado para celulares, tablets e smarthphones. A companhia parece que não acompanhou essa nova geração de usuários, tais exigentes e atendo as novidades tecnológicas.
A empresa tem tentado aumentar suas vendas, deu um toque feminino para chamar a atenção desse público no seu 3DS com ofertas que visam aumentar os números de vendas. Suas ações caiu nós últimos três anos de 92.89% para 77.26%, segundo Satoru Iwata presidente da companhia.
A Nintendo tem que lançar novas franquias, por exemplo, a Sony, ela lança sim continuações, mas sempre investe em novas franquias: Pupetter, Soul Sacrifice, The Last of Us, Tearaway e tantas outras que nasceram apenas na geração do ps3/ps vita, fora os jogos que vem desde o PS1, PS2 e PSP.
Na categoria smathphones e tablets poderia só lançar os jogos antigos, como os de super nes, mas algo oficial, os usuários sempre compram ainda mais da Nintendo, ao qual ao longo dos anos construiu uma imagem sólida, houve um trabalho de marca bem elaborada e cuidadosamente traçado na mente de cada usuário.
A Nintendo deveria buscar uma maneira de combater com força seus rivais no mercado de consoles, a Microsoft e a Sony.