Foto: Divulgação

Por Natalia Santos

Revista Bem Feminina

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A imagem pessoal é construída por diversos meios e muitas pessoas não compreendem que um simples detalhe pode ser importante durante um primeiro contato. A famosa frase, “a primeira impressão é a que fica”, não ficou conhecida por acaso e sim, por ser uma realidade social. Dentre as ações inicialmente perceptíveis, vestir, andar e falar, são as principais maneiras que contam muito no momento de formar a imagem do indivíduo, pois carregam diversos símbolos e signos que podem ser interpretados de várias maneiras. Para nos auxiliar e nos ajudar a não errar, existem os consultores de imagem, que com conhecimento nos orientam e nos treinam para garantir uma boa percepção.

Segundo a consultora de imagem, Erika Augusta, os profissionais têm a missão de captar todas as necessidades que envolvem a pessoa interessada na consultoria e auxiliá-las na maneira de se vestir, andar, falar e comportar.  

“O especialista procura orientar o cliente quanto às cores que lhe são favoráveis, o corte de cabelo ideal, a maquiagem correta para cada horário e ocasião e ensina como disfarçar seus traços indesejados. Criando uma harmonia entre tais fatores a consultora transmite segurança ao cliente. Com isso ajuda-o a aumentar sua alto- estima, pois o mesmo passa a ter confiança absoluta quanto a forma que se veste e comporta”, explica Erika.

Dentro da profissão a palavra visagismo reúne todo o desafio e propósito da área, pois, significa a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual, como harmonia e estética. Para a consultora o estilo e característica da pessoa é o mais importante dentro do processo.

“Estilo é a forma como nós nos expressamos através de nossas roupas, atitudes e comportamento.  Todos nós temos um estilo pessoal e é importantíssimo que ele seja coerente com quem realmente somos – socialmente, profissionalmente – e com a mensagem ou imagem que queremos passar”, destaca Erika. 

Ela ainda acrescenta que, a consultoria está diretamente ligada a esses fatores, conciliando personalidade, tipo físico, estilo de vida e profissão, fazendo com que sua mensagem seja adequada com quem é realmente e o mais harmônico e elegante possível.

Além de organizar e criar uma imagem que transmite identidade, a consultoria é reconhecida também como uma ferramenta estratégica capaz de identificar o potencial expressivo de pessoas que almejam visibilidade e revelar suas melhores qualidades. Descobrimento, escolha, posicionamento, evidência, ousadia, atração, comunicação, empreendedorismo, impacto, encantamento. É assim que o gerenciamento de imagem deve funcionar: sempre em seu favor, com liberdade e conforto, mostrando o que realmente é.