O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal de Divinópolis (Sintemmd) realizará com líderes de 18 bairros periféricos da cidade uma Reunião-Plenária nesta quarta-feira (19) às 19h nas Obras Sociais da Diocese localizada na Rua Mato Grosso, 503 – centro.
O intuito do encontro, conforme a representante do Sintemmd, Cida Oliveira, é reunir em uma Carta de Intenções, ações necessárias nos bairros referentes à infraestrutura, educação, saúde e principalmente segurança. O documento será entregue para as autoridades competentes analisarem e buscarem alternativas.
“Decidimos fazer essa reunião por causa da onda de violência e vandalismo que está ocorrendo nas escolas, mas a segurança não será a única reivindicação. Também falaremos do estado de abandono desses bairros e vamos solicitar melhorias em todos os setores. Com essa proposta do Governo Federal de congelamento dos gastos no próximo período, estamos com medo do abandono ficar ainda maior e por isso tratamos de iniciar as reivindicações para que elas sejam atendidas o mais rápido possível”, ressalta Cida Oliveira.
Esse é o primeiro momento, futuramente o sindicato pretende elaborar nova reunião com os moradores dos bairros periféricos para levantar novas informações que possam auxiliar as reivindicações.
Grande parte das comunidades participantes são conhecidas pelas ruas esburacadas e de terra, as quais viram atoleiros em épocas de chuvas, algumas ainda possuem esgoto a céu aberto, o mato alto toma conta de ruas inteiras e aumenta o risco de violências e animais peçonhentos. Dentre os bairros participantes estão Belvedere, Grajaú, São Simão, São Lucas, Nova Suíça, Jardinópolis, Santa Rosa, Dona Rosa, Nova Holanda e El Dourado.