A exposição pode ser visitada de segunda a domingo no Museu (Foto: Letícia Enes/PMD)

A exposição pode ser visitada de segunda a domingo no Museu (Foto: Letícia Enes/PMD)

Inaugurada oficialmente e aberta ao público, no Museu Histórico, a exposição Nos Trilhos da Minha Cidade. A mostra apresenta o acervo com centenas de peças da ferrovia, propulsora do desenvolvimento de Divinópolis no início de 1890. Dezenas de pessoas passaram pelo local no primeiro dia da exposição e conheceram de perto objetos antigos e peças da Rede Ferroviária.

 

No espaço, são apresentados os meios de comunicação da época, como telefones e telégrafos, e ainda relógios, sinos e outros objetos. Miniaturas das locomotivas, fotos e assentos do trem de passageiros também chamaram a atenção do público que prestigiou a abertura.

 

Entre os visitantes, estavam ferroviários, estudantes, autoridades e muitas famílias que acompanharam a apresentação musical de Tatiana Braz no violino e Luan Marvim na graviola. Ferroviário por 36 anos, Alfenor de Oliveira Damas fez questão de levar os filhos e os netos à exposição.

 

“Ver tudo isso vem a minha memória todo o tempo que vivi na rede. É importante que a população conheça tudo isso, pois a Rede Ferroviária foi quem levantou Divinópolis”, ressalta o aposentado, nascido e criado na cidade.

 

De acordo com o secretário municipal de cultura, Bernardo Rodrigues, a exposição será permanente até que seja viabilizado o espaço na Estação Ferroviária para criação do Museu da Ferrovia.

 

“Vamos contar um pouco da história de Divinópolis, da rede ferroviária e a gente convida toda a população para visitar a exposição e contar um pouco da história que viveu. A gente tem aqui dezenas de peças e queremos colher uma história sobre cada uma delas e quem conta a historia não é o museu histórico, são as pessoas. O Museu está aqui para mostrar isso, uma história de maneira ampla, completa e democrática”, destaca o secretário.

 

A exposição terá peças substituídas periodicamente até abril de 2014 e será a maior do gênero realizada na região. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos domingos, de 9h as 13h, com entrada franca.