Está marcada para esta terça-feira (3.3) o lançamento do projeto Parlamento Jovem em Divinópolis, às 17h, na Câmara Municipal. O município, além de receber o programa, será o polo regional do Parlamento, do qual fazem parte as cidades de Nova serrana e Pains. Para a abertura está programada palestra do promotor de Justiça Gilberto Osório sobre o tema escolhido para ser debatido este ano no projeto em todo estado: Direitos Humanos e Segurança Pública. O músico Karacol, da Banda Dias de Truta, também se apresentará no evento.
A Casa Legislativa convidou estudantes e educadores da cidade para participarem, mas o evento é aberto ao público.
Sobre o projeto
O projeto é realizado em uma parceria das Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desde 2004. Cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação.
Com o intuito de evitar que algum município atue de forma isolada ficou definido que todas as cidades participantes irão integrar polos. Essa foi uma das novidades anunciadas no encontro preparatório para a próxima edição do programa, ocorrido no início de dezembro do ano passado, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião contou com a presença de cerca de 70 representantes de 41 câmaras municipais, que manifestaram interesse em participar do projeto. Geraldo Nascimento, coordenador do programa na Câmara de Vereadores de Divinópolis, foi o representante da cidade no evento.
A gestão dos polos será feita de acordo com as características dos municípios integrantes. As cidades que ficam mais próximas conseguirão fazer mais reuniões e encontros entre os estudantes. Já aqueles mais distantes poderão fazer mais uso de ferramentas virtuais.
Outra alteração na edição de 2015 diz respeito à definição dos alunos que irão participar da etapa estadual do Parlamento Jovem. Serão eleitos pelos colegas dois representantes para essa fase, que tenham participado da etapa regional. As vagas remanescentes serão divididas entre os polos, que devem fazer um sorteio para a escolha. O uso da plataforma virtual de ensino da Escola do Legislativo também será potencializado pelo programa, por se tratar de ferramenta utilizada para a disponibilização de conteúdos que visam à formação política e sobre o tema que será discutido em 2015.