Vídeo gravado por populares mostra truculência entre PM e motorista de 65 anos durante abordagem e trânsito; prefeitura diz que ação é de responsabilidade do Estado.
Uma abordagem policial ocorrida em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas Gerais, nesta quarta-feira (21/5), tem gerado polêmica e críticas por parte da população. Um vídeo gravado por populares mostra o momento em que policiais militares usam força para conter um motorista de 65 anos, durante uma ocorrência de trânsito no centro da cidade.
Conforme informações da Polícia Militar, o homem havia estacionado de forma irregular e, durante a ação policial, entrou no veículo para impedir a fiscalização. Ainda de acordo a PM, ele desobedeceu ordens legais para sair do carro, o que configuraria crime de desobediência.
- Idoso é encontrado morto e mutilado em sítio de Iguatama
- Condutor foge após causar acidente na MG-050 e deixa namorada ferida
- Multinacional investe nas plantas de Minas
- PESQUISA QUAEST–FAEMG: 80% DOS MINEIROS TÊM IMAGEM POSITIVA DO AGRO
- Balaios Moto Clube celebra 26 anos com encontro nacional de motociclistas em Divinópolis
Após sair do veículo e se dirigir ao porta-malas, o condutor tentou retornar para o carro, momento em que os militares o impediram. Ele teria, então, reagido com empurrões, o que levou os policiais a utilizarem técnicas de imobilização com o uso de tonfa e algemas. A corporação afirma que a contenção ocorreu sem causar lesões.
O homem levado ao hospital para avaliação médica e, em seguida, conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária.
Treinamento para abordagem policial de responsabilidade do Estado, diz prefeitura de Itaúna
A Prefeitura de Itaúna confirmou que existe um convênio com a Polícia Militar para a fiscalização do trânsito municipal. No entanto, ressaltou que a formação, o treinamento e a conduta dos policiais são de responsabilidade do Estado, e que o município, portanto, não responde pela forma como as abordagens são realizadas.