É hora de se organizar e evitar o endividamento (Foto: Divulgação)

Anderson Gonçalves

Feliz ano novo! Assim é como muitos Brasileiros vêem o fim do carnaval, o início de um ano novo; pois culturalmente tudo no Brasil começa depois do carnaval, então vamos começar.

Contabilizando o Natal, Réveillon e Carnaval, você está em um cenário de “ressaca das finanças”, quando muitas pessoas começam a ter noção da armadilha financeira que estão enfiadas, isso porque planejamento, educação financeira e investimentos são palavras que não estão bem definidas no vocabulário das pessoas.

Gostaria então de introduzir mais uma palavra para reflexão e mostrar o quanto é importante saber tomar uma decisão, trata-se da palavra procrastinação.

O hábito de adiar as tarefas – a procrastinação – é o oposto de decisão e um inimigo muito comum quando falamos de educação financeira e realização de sonhos. Praticamente todas as pessoas precisam trabalhar esse hábito.

Ao terminar de ler esse artigo, e com disposição de colocar em prática os princípios descritos, você terá a oportunidade de testar sua capacidade de alcançar decisões precisas sobre sua saúde financeira.

É hora de se organizar e evitar o endividamento (Foto: Divulgação)

É hora de se organizar e evitar o endividamento (Foto: Divulgação)

De modo geral as pessoas que não conseguem acumular dinheiro suficiente para pagar suas próprias necessidades deixam ser influenciadas pela opinião de outras pessoas, permitindo que elas pensem em seu lugar. Cuidado, você precisa estar no controle da sua vida financeira e opiniões é a mercadoria mais barata na face da Terra, todas as pessoas que você conhece têm uma opinião sobre dinheiro, mas qual delas alcançou ou está no caminho da independência financeira? Qual a sua fonte de conhecimento sobre dinheiro?

Caso você deixe se influenciar pelas opiniões ao tomar uma decisão, dificilmente terá sucesso em qualquer parte da sua vida, principalmente na transformação do seu desejo em dinheiro. Se você deixa ser influenciado por uma pessoa, abre mão dos seus desejos. Lembre-se que você tem uma mente e um cérebro poderoso, use-os e tome as suas decisões, informe-se, pesquise, estude e invista em sua mentalidade financeira para o sucesso, tenha uma mente rica.

 As decisões mais importantes da sua vida provavelmente foram tomadas em meio de sérios riscos e desafios, alguns dizem que “carro apertado é que canta”. Em se tratando da sua vida financeira, pense que esse momento infelizmente já está batendo à sua porta, inadimplência de mais de 40% dos Brasileiros adultos, endividamento, inflação seguida de aumento dos combustíveis e muitos bens de consumo, alta na taxa de cheque especial (Brasil campeão mundial nessa categoria), cartão de crédito ou até mesmo agiotas.

Essa doença chama de endividamento pode prejudicar toda a sua vida, da sua família e a única alternativa para colocar as contas em dia é tomar a decisão de se conscientizar da importância de mudar e assumir o controle da sua vida financeira.

Uma educação financeira de qualidade é resultado de pequenas ações que devem ser feitas todos os dias e que levam ao controle total assumindo novos hábitos.

As decisões que tomamos todos os dias são muito importantes, pois não são as condições da sua vida, que determina quem você é, mas sim suas decisões. Sabemos que existem pessoas que podem nascer com vantagens genéticas, ambientais, familiares e financeiras. Porém podemos buscar centenas de exemplos de pessoas que realizaram seus sonhos partindo do zero, saindo de condições desfavoráveis e criando um ambiente de possibilidades, com projeções além dos limites impostos pela sociedade. Quando você tiver um sonho, uma meta, um objetivo, corra atrás dele e não deixe que ninguém diga que não pode conseguir, não importa o tamanho do seu sonho, mas sim a vontade com que você acorda para realizá-lo.

Pare um pouco e reflita, há um abismo entre estar interessado e estar empenhado em melhorar sua saúde financeira. Muitas pessoas saem das minhas palestras e dizem, “Nossa, eu gostaria de ganhar mais dinheiro!”, ou “Gostaria de ser mais ligado na vida do meu filho.”, ou “Gostaria de fazer a diferença na vida da minha família, dando melhores condições de vida.”, “Gostaria de mudar minha vida, mas precisa de muita disciplina.”. Esses tipos de declarações mostram que as pessoas apenas têm interesse que tal fato aconteça, mas não estão 100% empenhados como deveriam para realizar seus sonhos.

Nesse exato momento, você pode parar de ler esse artigo e continuar o que você julga importante em sua vida, ou você pode ler minhas sugestões para dar o primeiro passo (lembre-se apenas o primeiro passo) rumo à realização dos seus sonhos, e deixar de procrastinar – quando você sabe o que deveria fazer alguma coisa, mas ainda assim não faz – e decidir sobre sua vida financeira. A escolha sempre será sua.


 

Já que você decidiu continuar a leitura desse artigo, convido você a seguir algumas sugestões para cuidar bem da sua saúde financeira:

1º – Faça um orçamento mensal e anual onde constem todos os gastos, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar (se tiver filhos), além das férias (estamos planejando 2015, 2016, 2017,…)

2º – Tenha anotado (seja em planilha eletrônica ou em aplicativos) o que irá pagar e receber nos próximos 12 meses;

3º – Diversifique seus ativos/investimentos. Para realização dos seus sonhos, comece a poupar parte do que você ganha e crie novos investimentos (Tesouro Direto, LCI, LCA, CDB, Previdência Privada, etc.);

4º – Analise seu perfil de investidor (conservador, equilibrado, dinâmico ou arrojado) e procure evitar investimentos com taxas de juros agressivas, o que pode ser uma armadilha financeira. Busque segurança, rentabilidade e liquidez para seus investimentos;

5º – Negocie e compre com preço à vista, se não for possível, negocie um valor à vista, mas pague parcelado;

6º – Se possível, planeje sua aposentadoria por meio de uma previdência privada e investimentos mensais, aplicando 10% do seu ganho mensal (regra de ouro);

7º – Procure não fazer uso do limite do cheque especial e nem se endividar no cartão de crédito; os juros são muito altos;

8º – Analise bem antes de sair comprando. Compre somente o necessário, troque seus desejos imediatos por sonhos de longo prazo;

9º – A mudança de hábitos financeiros, não é um processo rápido do dia para noite, mas é importante que você queira mudar. Digo sempre, educação financeira é como tomar banho, deve acontecer todos os dias da sua vida;

10º – Se você chegou até aqui na leitura desse artigo, é porque está empenhado em mudar sua vida financeira. Caso encontre dificuldades, o que pode ser normal estou à sua disposição para contribuir nessa importante e tarefa de se reeducar financeiramente para realização dos seus sonhos.


 

Tem alguma dúvida sobre educação financeira (investimentos, dívidas, financiamentos, etc)?

Mande sua dúvida para  meu e-mail anderson.goncalves@dsop.com.br que terei o maior prazer de responder aqui na minha coluna do Portal Centro Oeste.