Entre os projetos, está tornar realidade o Divinos Livros que será realizado no segundo semestre de 2023
A Academia Divinopolitana de Letras (ADL) completou no dia 08 de junho 62 anos de fundação e realizou, nesta quarta-feira (14/6), a posse da nova diretoria. O acadêmico Joaquim Medeiros de Oliveira substituirá a acadêmica Maria Imaculada Batista na presidência da instituição de letras e culturas de Divinópolis.
A solenidade de posse foi aberta a participação popular e contou com a presença de autoridades.
A presidente que deixa o cargo, acadêmica Maria Imaculada foi a primeira mulher eleita a presidir a entidade literária e manifestou a sua satisfação em passar o bastão após ter cumprido seu mandato destacando a realização de eventos que aproximaram a Academia de Letras das escolas públicas levando professores e alunos a conhecerem a sede própria da ADL localizada no bairro Esplanada.
O presidente que foi empossado Joaquim Medeiros de Oliveira foi admitido na Academia de Letras no dia 29 de novembro de 2008 ocupando a Cadeira N 18 que tem como Patrono o escritor José Lins do Rego.
A fundadora da Cadeira foi a escritora divinopolitana Zilah Caldas Machado. Esta Cadeira já foi ocupada anteriormente pelos escritores Felix Fernandes Filho e Wellington Messias de Oliveira.
O acadêmico e atual Presidente da Associação das Academias de Letras de Minas Gerais, Flávio Ramos, destacou que “há uma grande confiança que a nova diretoria tendo a frente o novo Presidente Joaquim Medeiros realizará uma gestão dinâmica e profícua em eventos, além de tornar realidade o projeto Divinos Livros que será realizado no segundo semestre de 2023 através de recursos captados através das emendas impositivas dos vereadores de Divinópolis.”
A nova Diretoria tem a seguinte composição: Presidente – Joaquim Medeiros de Oliveira; Vice-Presidente – Maria Imaculada Batista Silva; Secretário Geral – Flávio Ramos; 1º Secretário – Fernando de Oliveira Teixeira; 2º Secretário – Augusto Fidelis; 1º Tesoureiro – Humberto Lara; 2º Tesoureiro – Elizabeth Fernandes Quadro. Conselho Fiscal: 1 – Elizeu Ferreira; 2 – Waldemar Rosa Ferreira; 3 – Ernane Reis Gonçalves – Suplentes: 1 -Welber Tonhá e Silva; 2 – Paulo Wangner de Miranda; 3 – Elmo Fernandes
O presidente da ADL – Gestão 2023/2025
Joaquim Medeiros de Oliveira nasceu em Igaratinga (MG) em 23 de junho de 1950.
Filho de José Medeiros e Marieta Medeiros, veio para Divinópolis com a família quando completava cinco anos.
Aqui estudou, trabalhou e se casou em 1971, tendo hoje três filhos e três netinhos.
Fez seus primeiros estudos no então “Grupo Escolar Joaquim Nabuco”, posteriormente o fundamental e médio no saudoso “Colégio São Tarcísio”, tendo no ano seguinte sido aprovado e ingressado na Fadom. No ano de 1988 ingressou também no INESP, onde fez por dois anos o curso de Letras.
O hábito da leitura adquiriu ainda bem jovem, e ainda no colégio, escreveu um poema que foi laureado com o 1º lugar no concurso literário daquele ano (1974).
Seu primeiro livro, “Sal no fogo”, só foi lançado em 2003, quando tinha então 53 anos de idade. O sucesso dessa publicação lhe rendeu o convite para a Academia Divinopolitana de Letras (ADL), onde ingressou em novembro de 2008, tendo exercido vários cargos da diretoria.
E, este ano, foi eleito presidente desta gloriosa entidade – reconhecimento maior para um escritor dedicado a contar história e a luta do bravo povo de sua cidade natal e de Divinópolis, que o acolheu e à sua família, de braços e corações abertos.
Livros do autor:
- Sal no fogo (2003)
- “30 anos Neguinho” (2016)
- Shirlock Dog – o cachorro detetive (2020)