Foto: Divulgação/Facebook

Isadora Santana

O Centro Espírita Jesus de Nazaré em Divinópolis, abraçou a campanha “Lacre do Bem” arrecadando lacres de alumínio que serão trocados por cadeiras de roda. Estão na 15° coleta e contam com a ajuda da população.

Márcia Bebiano, uma das responsáveis pelo projeto, conta que encontrou com os pais da idealizadora, Júlia Macedo hoje com 12 anos, em um passeio na capital mineira. Ela já havia escutado sobre a campanha e junto com seu marido, presidente do centro espírita, Sergio Bebiano, resolveram aderir à causa.

“Nós ficamos entusiasmados com ideia de poder contribuir. Conversamos com os pais da Júlia e ficamos conhecendo melhor o Lacre do Bem. Assim decidimos servir como intermediários e desde 2015 já conseguimos 15 cadeiras de rodas que são doadas para entidades e pessoas que realmente precisam aqui de Divinópolis”, conta Márcia.

Foto: Divulgação/Facebook

É preciso 2.520 lacres para encher apenas uma garrafa pet, e toda ajuda é imprescindível. A doação beneficia pessoas e entidades de Divinópolis com paralisia cerebral ou mobilidade reduzida. A arrecadação está sendo feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h no Centro Espírita Jesus de Nazaré, localizado na Rua do Cobre, número 57, Bairro Niterói. 

“Quando conseguimos as 140 garrafas, vamos à Belo Horizonte realizar a troca e selecionamos quem mais precisa da cadeira. Já doamos para um senhor que devido a uma doença precisou amputar uma das pernas. Nós analisamos as entidades, como ACCCOM ou a APAE, dentre outras e vemos quem mais precisa. É uma campanha verdadeira e que precisa da ajuda de todos. As vezes chegam crianças com as mãos cheias de lacres achando que é pouco, mas aquele pouco pode ser o suficiente para terminar de encher uma garrafa”, finaliza Márcia Bebiano.

Conheça o “Lacre do Bem”

Júlia Macedo tinha 9 anos quando ficou tocada com uma cartinha de agradecimento que recebeu após seus pais fazerem uma doação, em 2013.

A partir de então, Júlia começou a juntar todos os lacres de latinhas que encontrava. Espalhou cartazes por Belo Horizonte, na escola e mobilizou amigos, professores e familiares.

Hoje o Lacre do Bem já se transformou em uma forte corrente reconhecida e apoiada por diversos setores da sociedade e recebe doações de várias cidades de Minas Gerais e do Brasil. Desde o início da campanha, em 2013, já foram entregues 116 cadeiras de roda, o que equivale a 10 toneladas ou 37 milhões de lacres recolhidos.