Reunião discutiu segurança no trânsito, proteção aos idosos, ampliação do videomonitoramento e ações sociais no município
A Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), mais uma reunião ordinária na sede da ACID, em Divinópolis. O encontro reuniu representantes das forças de segurança, órgãos públicos, entidades de classe e membros da sociedade civil para discutir temas ligados à segurança pública, mobilidade urbana e proteção social.
Entre os principais assuntos da pauta esteve a morte do ciclista Bruno Barbosa, de 35 anos, atropelado na BR-494. O caso gerou grande repercussão na cidade e, por isso, motivou debates sobre responsabilização de condutores, segurança viária e aperfeiçoamento da legislação de trânsito.
Caso de ciclista atropelado gera debate sobre responsabilização
Durante a reunião, representantes da comunidade defenderam maior rigor na responsabilização de motoristas envolvidos em ocorrências graves no trânsito. Além disso, cobraram mais agilidade nos processos judiciais e mudanças na legislação para garantir respostas mais efetivas em situações semelhantes.
A discussão ganhou ainda mais força após a morte de Bruno Barbosa na BR-494. Conforme as investigações apontam, o motorista suspeito de atingir o ciclista deixou o local sem prestar socorro. Dessa forma, o caso mobilizou familiares, amigos e entidades ligadas ao ciclismo em toda a região.
Em manifestação pública, a Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC) afirmou que “não foi acidente, foi crime”. Além disso, a entidade cobrou a responsabilização do condutor e defendeu medidas mais efetivas para ampliar a segurança dos ciclistas em Divinópolis.
Ao mesmo tempo, representantes da sociedade civil destacaram o trabalho das forças de segurança na identificação do veículo envolvido. Segundo eles, o sistema de videomonitoramento e a integração entre os órgãos contribuíram diretamente para o avanço das investigações.
OAB defende aperfeiçoamento da legislação
Na mesma linha, o representante da subseção da OAB em Divinópolis defendeu mudanças na legislação de trânsito. Conforme informou, a entidade desenvolve uma proposta que seguirá para as instâncias superiores da advocacia brasileira.
Com isso, a OAB pretende fortalecer os mecanismos legais de responsabilização e, consequentemente, ampliar a proteção às famílias afetadas por ocorrências graves no trânsito.
Junho Violeta alerta para violações contra idosos
Outro tema que recebeu atenção durante o encontro foi a proteção da pessoa idosa. O vereador Matheus Dias apresentou dados considerados preocupantes sobre violações de direitos em Divinópolis.
Segundo o parlamentar, mais de mil ocorrências envolvendo idosos ocorreram apenas no primeiro semestre deste ano. Além disso, ele destacou as ações do Junho Violeta, campanha voltada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa.
Nesse sentido, Matheus Dias ressaltou a necessidade de ampliar iniciativas de prevenção, acolhimento e garantia de direitos. Para ele, a mobilização da sociedade representa um passo fundamental para reduzir os índices de violência.
- Colisão entre motos na MG-060 deixa um morto e dois feridos graves em Biquinhas
- Acidente entre carro e carreta deixa três feridos em Bom Despacho
- Cleitinho publica homenagem emocionante após morte do irmão Matheus Azevedo
- Conexão Industrial 2026 em Divinópolis atinge 50% das vagas preenchidas a um mês do evento
- Morre Matheus Azevedo, irmão do senador Cleitinho
Divinópolis planeja ampliar videomonitoramento
A reunião também abordou o projeto de expansão do sistema de videomonitoramento de Divinópolis.
De acordo com as informações apresentadas, um estudo técnico avalia a instalação de mais de 600 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Entre os locais previstos estão escolas, unidades de saúde, praças, equipamentos públicos e áreas com grande circulação de pessoas.
Dessa maneira, o município busca fortalecer tanto as ações preventivas quanto o trabalho investigativo das forças de segurança. Além disso, a ampliação do sistema deve aumentar a capacidade de monitoramento em diferentes regiões da cidade.
Campanha sobre população em situação de rua começa em julho
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresentou informações sobre as ações voltadas à população em situação de rua. Segundo a pasta, o município desenvolve um trabalho com foco social, assistencial e de garantia de direitos.
Além disso, equipes da secretaria realizaram abordagens em diferentes regiões da cidade, inclusive na área central. No entanto, a adesão aos serviços de acolhimento depende da decisão de cada usuário.
Durante a reunião, os participantes também anunciaram a criação de uma campanha municipal de conscientização sobre a realidade das pessoas em situação de rua. Para isso, Prefeitura, forças de segurança, entidades e representantes da sociedade civil atuarão em conjunto.
O lançamento ocorrerá no dia 7 de julho. Enquanto isso, a comissão responsável receberá sugestões da comunidade até o dia 1º de julho.
Bombeiros reforçam educação para o trânsito
Representantes do Corpo de Bombeiros reforçaram a importância da educação para o trânsito, especialmente diante do número de ocorrências envolvendo ciclistas e motociclistas.
Além disso, a corporação lembrou que seguem abertas, até esta quinta-feira, as inscrições para o concurso público destinado à formação de soldados e oficiais.
Por sua vez, o representante da Settrans apresentou uma atualização sobre a demanda discutida na reunião anterior referente à sinalização viária nas proximidades do Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral (SNDV).
Segundo o órgão, o setor de projetos de engenharia já recebeu a solicitação e deve executar as melhorias nos próximos meses.
ACASP reforça importância da conscientização
Ao encerrar os trabalhos, o presidente da ACASP, Breno Clementino, destacou a importância de campanhas educativas voltadas à conscientização sobre a convivência segura entre motoristas, motociclistas e ciclistas.
Além disso, ele reforçou o papel da entidade como espaço permanente de diálogo entre a comunidade, o poder público e as forças de segurança. Segundo Breno, a construção de soluções coletivas depende da participação ativa de todos os setores envolvidos.




