ACASP debate reincidência de poluição sonora em Divinópolis e cobra ações do poder público

Minas Gerais
Por -02/04/2025, às 16H45abril 2nd, 2025
ACASP/DIVULGAÇÃO

Moradores denunciam bares e casas de show por barulho excessivo; falta de iluminação e vandalismo também foram pautas da reunião

Na manhã desta terça-feira (02/04), a Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) realizou uma reunião na sede da ACID para discutir problemas recorrentes em Divinópolis, com destaque para a perturbação do sossego causada por bares e casas de show. Além do barulho excessivo, também foram debatidos falta de iluminação, vandalismo e a necessidade de educação ambiental.

Reclamações sobre poluição sonora

Moradores dos bairros Ipiranga e Centro relataram que, mesmo com registros de boletim de ocorrência (BO), os estabelecimentos continuam perturbando o descanso da população, principalmente de idosos. Eles cobraram medidas mais rigorosas do poder público e das forças de segurança.

O secretário de Meio Ambiente presente no evento informou que um dos locais denunciados já foi notificado para reduzir o volume do som, permitindo apenas voz e violão, sem bandas ao vivo. Sobre outro caso, ele se comprometeu a agendar uma vistoria. O secretário ainda sugeriu uma força-tarefa com Polícia Civil e Militar para fiscalização mais efetiva.

Falta de iluminação e vandalismo

Uma moradora do Porto Velho destacou a depredação de mobiliário urbano no Calçadão, problema agravado pela falta de iluminação. Ela relatou que suportes de bicicleta foram destruídos e que o local, que poderia ser usado para lazer, está abandonado. Além disso, cobrou a pintura de faixa de pedestres na Rua Goiás, onde já ocorreram 10 acidentes devido à má sinalização.

Educação ambiental e preservação

Outro tema discutido foi a importância de campanhas educativas para conscientização sobre preservação do patrimônio público e meio ambiente. A instalação de lixeiras em parceria público-privada foi elogiada, mas também houve preocupação com possíveis atos de vandalismo, como já ocorreu em outras ocasiões.

Como apoiar a ACASP

Ao final, o presidente Breno Clementino encerrou a reunião, reforçando o compromisso da associação em buscar soluções para as demandas apresentadas.

A ACASP é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1999 para auxiliar órgãos de segurança em Divinópolis. Todos os membros atuam de forma voluntária. Acesse o site para associar-se ou contribuir com projeto.