Data será celebrada, nesta quarta-feira (21), com oficina, atendimentos psiquátricos e festividade voltada para pacientes e acompanhantes
Portal Centro-Oeste
A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas foi criada em 21 de março de 1995. Seu idealizador foi o oncologista Dr Roney Quirino e a ele se juntaram outros fundadores como o Rotary Clube, Maçonaria, Lions, entre outros significativos grupos e pessoas de boa vontade. Atualmente a entidade atende a pacientes de 86 cidades do Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado. O Hospital do Câncer do Centro-Oeste de Minas, do qual a ACCCOM é a mantenedora financeira e técnica, oferece cirurgias oncológicas em nove especialidades diferentes; quimioterapia (5 oncologistas), farmácia, hematologia, radioterapia (dois aparelhos, acelerador linear, 3 radioterapeutas e dois físicos médicos); 32 leitos para internação, nutrição, psicologia.
Na segunda-feira (19) foram entregues os equipamentos de videolaparoscopia, fruto de campanha junto aos doadores, aos quais agradecemos por tornarem possível mais esta conquista para maior conforto aos pacientes e avanço na luta contra o câncer.
Como parte das comemorações dos 23 anos da instituição, acontece na terça-feira, 20, a 25ª. Oficina de Auto Maquiagem para Pacientes “De bem com você, a beleza contra o câncer”.
Inicia-se também nesta quarta-feira (21) os atendimentos de psiquiatria, com o Dr. Fabrício Santiago, que nos dá o seguinte depoimento: “Enfrentar o câncer não é nada fácil. Nesse processo diversas reações emocionais podem ser desencadeadas. É importante reconhecê-las para compreender o estado psíquico do paciente. A psiquiatria terá um papel importante neste aspecto e ajudará a minimizar a angústia causada pela doença e melhorar a qualidade de vida. Nestes 23 anos de história e experiências, a ACCCOM segue firme em prol do paciente com novas estruturas e parcerias. É com grande alegria que farei parte da família ACCCOM.”
Na data do aniversário haverá uma festividade na Casa de Apoio, à noite, com apresentação especial do Coral Uirapuru Canto Livre, coordenado e regido pelo maestro Gê Lara, produzido por Roberta Machado. Por motivo de espaço, o evento é restrito aos pacientes da Casa, acompanhantes e alguns convidados.
A ACCCOM agradece, através de seu Presidente Voluntário, Wilson Martins de Freitas, a todos que tornam possível a luta contra o câncer, pela vida, em especial, aos doadores e parceiros.
Em 23 anos, a ACCCOM construiu e oferece gratuitamente para a população: Hospital do Câncer, 5.000m², expandido e equipado; Casa de Acolhimento aos pacientes; Centro Administrativo; Centro Oncológico. Promoveu assistência multidisciplinar para mais de 25 mil pessoas nas especialidades: enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, farmácia, nutrição, assistência social, transporte de pacientes. Promoveu assistência médica para mais de 25 mil pessoas nas especialidades: oncologia clínica, onco-hematologia, radioterapia, Mastologia, cabeça e pescoço, oncologia geral, plástica, ortopedia, ginecologia, urologia, dermatologia, paliativa, torácica, neurologia. Promoveu acesso a exames para mais de 25 mil pessoas, tais como: cistoscopia, colonoscopia, tomografia, mamografia, entre outros.