Divinópolis cobra a repactuação para liberação de cotas (Foto: Divulgação/Acccom)

 

O presidente voluntário da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom), Cel. Edmar Nilo de Campos, participou de reunião na Associação Beneficiária Movimento Nacional (ABMN) para Salvar Vidas, na sede da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), para apresentar a evolução da obra do Centro de Diagnóstico, 1ª fase, Centro da Mulher. Ele também justificou a necessidade da Associação continuar recebendo doações dos certificados de capitalização do Centro-Oeste Cap e Invest Capitalização.

A construção, iniciada em 22 de março de 2015, encontra-se em fase de acabamento e tem a previsão de finalizar sua primeira etapa no segundo semestre de 2017.  No mesmo dia, as 14 horas, o gerente geral da Acccom, Igor Fernando de Oliveira participou do 9º Seminário do Conselho de Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a convite do referido hospital, para compor o Conselho de Saúde deste.

As reuniões marcaram os 22 anos de existência da associação celebrados nesta quarta-feira (22). Ao longo destas duas décadas a Acccom registrou vários avanços e conquistas. Uma delas é a estrutura do tratamento radioterápico.

“Agora dotada de dois aparelhos e com dois médicos radioterapeutas, capazes de atender a 160 pacientes por dia e com um projeto de expansão que fará do serviço uma referência nacional de atenção ao portador de câncer. Com muito orgulho, também é preciso divulgar que a Entidade conseguiu, em 2.016, elevar o grau de satisfação de atendimento às pessoas que convivem com o câncer, em quase todas as rotinas do diagnóstico e tratamento”, destacou o presidente.

O acesso à primeira consulta, angustiante obstáculo de acesso às pessoas ao sistema de saúde em razão da grande espera em quase todos os centros de atenção oncológica, já não constitui mais motivo de ansiedade para as pessoas que buscam o tratamento no Hospital do Câncer de Divinópolis.

“A fila de espera para cirurgias oncológicas que, via de regra, constituem a primeira parte do tratamento do câncer após o diagnóstico, hoje é mínima, graças, principalmente, ao estabelecimento de contratos de prestação de serviços firmados entre a Entidade e profissionais médicos cirurgiões”.

A hematologia oncológica clínica, depois de dificuldades ocasionadas pela ausência de profissionais médicos atendentes, encontra-se funcionando plenamente, graças às iniciativas e recursos da Acccom que contratou equipe de Belo Horizonte para atuar junto com a profissional do Hospital do Câncer.

“Esclarecemos, ainda, que a Acccom participa do custeio da saúde do Hospital do Câncer de Divinópolis de uma forma bastante positiva, não só arcando com o pagamento de grande parte dos honorários dos profissionais envolvidos no combate ao câncer, mas também contribuindo para o ressarcimento das despesas de manutenção do sistema e de aquisição de materiais necessários ao seu bom funcionamento”, explica o presidente.

A Entidade oferece ao portador de câncer, em forma de assistência social, a estrutura necessária à complementação do tratamento contra a doença naquilo que a saúde pública deveria prestar, mas não o faz, como psicologia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, reabilitação oral, nutrição, hotelaria e transporte, além do pagamento de exames de diagnóstico.

“É dessa forma, com responsabilidade, organização e transparência que utilizamos os recursos financeiros dos nossos doadores, imprescindíveis à sobrevivência da Entidade, sob todos os aspectos”, completa.Em 22 anos, a ACCCOM, com a ajuda dos doadores e parceiros, construiu e oferece gratuitamente para a população:

Hospital de Câncer, 5.000 m², expandido e equipado;
Casa de Acolhimento aos pacientes;
Centro Assistencial;
Centro de Reabilitação Oral e Prevenção;
Centro Administrativo;
Centro de Diagnóstico (em construção).
 
Promoveu Assistência Médica a mais de 25 mil pessoas nas especialidades de:
Oncologia clínica;
Onco-hematologia;
Radioterapia;
Mastologia;
Cabeça e Pescoço;
Oncologia Geral;
Plástica;
Ortopedia;
Ginecologia;
Urologia;
Dermatologia;
Paliativa;
Torácica;
Neurologia.
 
Promoveu Assistência Multi disciplinar a mais de 25 mil pessoas nas especialidades:
Enfermagem;
Odontológica;
Fisioterápica;
Psicológica;
Fonoaudiologia;
Farmacêutica;
Nutricional;
Assistência Social;
Transporte de Pacientes;
 
Promoveu acesso a exames a mais de 25 mil pessoas, tais como:
Cistocopia;
Colonoscopia;
Tomografia;
Mamografia;
Entre outros.

Nestes 22 anos já foram mais de R$ 50 milhões de reais em investimento no tratamento oncológico das pessoas da região. A ACCCOM agradece a todos que tornaram este sonho, realidades: doadores, parceiros, imprensa, autoridades e ao parceiro Hospital São João de Deus.