Oficina de auto maquiagem

Pelo quinto ano consecutivo a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas desenvolverá atividades intensas de prevenção ao câncer de mama durante todo o mês de outubro. Serão palestras, orientações e esclarecimento de dúvidas em diversas cidades. O ponto alto acontecerá com a 5ª Caminhada pela Vida, evento que tem reunido centenas de pessoas na luta contra o câncer e que acontecerá dia 29 do mesmo mês, concentração na Praça da Catedral, em Divinópolis, a partir das 8 horas. A fachada do prédio da ACCCOM está sendo iluminada de rosa, desde o dia 1° de outubro, a partir das 18h.

Ontem, foi a vez do programa De Bem com Você – a Beleza contra o câncer, em associação ao Look Good Feel Better®, coordenado no Brasil pelo Instituto ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, foi implantado na Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas nos dias 11 e 12 de abril.

Oficina de auto maquiagem

Oficina de auto maquiagem

De acordo com a assessora de comunicação, Consuelo Fonseca, o programa conta com maquiadores e assistentes voluntários, que ensinam técnicas de auto maquiagem e dicas de beleza a mulheres que estão se tratando contra o câncer em suas diversas fases a fim de ajudar a minimizar os efeitos secundários relacionados às transformações causadas durante a quimioterapia, radioterapia e outros tratamentos oncológicos.

“Essa é a sexta edição desse projeto e antes nós percebíamos que elas chegavam tímidas e vergonhosas, hoje eu percebo uma mudança. Na verdade não sei se foram elas que mudaram, ou se fomos nós”, explica Consuelo.

Segundo a enfermeira responsável pela Prevenção da ACCCOM, Sara Lemos: “O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos e hoje existe em todo o mundo. É fundamental que participemos ativamente destas ações, além do trabalho diário de prevenção que realizamos, com o objetivo de que a mulher fique mais atenta à saúde. A rapidez no diagnóstico do câncer de mama é fundamental e faz toda a diferença. Recomendamos o autoexame das mamas mensalmente, que se marque um dia no mês, por exemplo, a data do aniversário e a mamografia a partir dos 40 anos ou antes, caso existam casos de câncer de mama na família.”

A paciente da ACCCOM Jaqueline Silva, 31 anos, doméstica, de Dores do Indaiá, tem uma filha de 4 meses, encontra-se na Casa de Apoio e iniciou no mês de setembro o tratamento contra o câncer de mama: “Toda mulher precisa cuidar da própria saúde, fazer seus exames preventivos anualmente. O tratamento contra o câncer não é fácil, mas podemos ajudar a descobrir a doença mais no início.”

Além de Divinópolis, a Prevenção da ACCCOM estará com ações nas cidades de São Gonçalo do Pará, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Santo Antônio dos Campos, Cláudio, Iguatama, Lavras, Ribeirão Vermelho e Campo Belo.        

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa iniciou nos Estados Unidos, e hoje é comemorado em  todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Em 1997,  nos EUA, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como outubro rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços cor de rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações.

Autoexame         

A ACCCOM estimula o autoexame das mamas como método de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. O exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade, nos PSF´s – Programa de Saúde da Família.