Criada no segundo semestre desde ano, a Escola de Arte começou a realizar sonhos de jovens e adultos em quatro núcleos espalhados em Divinópolis. Com gestão da Associação Cultural de Educação, Social e Artística (Acesa), o projeto matriculou neste ano 200 alunos de 12 a 60 anos. Entre os matriculados tem donas de casa, professores, metalúrgicos e estudantes.
A presidente da Acesa, Patrícia Helena Sant’Ana de Melo, afirmou que a proposta da entidade é apresentar a arte para as pessoas sem acesso.
“É importante oferece a arte para as pessoas que sempre tiveram vontade, mas não tem oportunidade por vários motivos. A Acesa oferece essa chance para os jovens, adultos e até a terceira idade aulas de violão, teatro e teatro musical”, disse.
Beatriz Maria da Cruz, 58 anos, tinha o violão, mas nunca apareceu uma oportunidade para aprender a tocar o instrumento. A Professora moradora do Bairro Santa Lúcia está cheia de vontade para aprender os primeiros acordes.
“Quando aparece a oportunidade aqui na escola abracei. Sempre tive vontade de tocar violão, mas não tinha oportunidade de aprender. Agora, eu tenho e estou empolgada com a essa oportunidade”, destacou.
O Projeto Escola de Arte é patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão é da Associação Cultural, Educação, Social e Artística (Acesa), além de apoio da Prefeitura de Divinópolis, através das secretarias municipais de cultura e educação.