Skip to main content

Acid avança para ampliar desenvolvimento e competitividade do Centro Industrial

Por 22/12/2022Economia

Desde 2019, a Acid tem sido protagonista na cobrança a Cemig acerca de interrupções frequentes no fornecimento de energia no local

As falhas no fornecimento de energia no Centro Industrial Jovelino Rabello em Divinópolis é problema recorrente, que afeta a produtividade das indústrias, além de vários prejuízos como queima/defeitos em equipamentos, dispensa dos funcionários do turno de trabalho e uma série de transtornos.

Desde 2019, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) levantou essa bandeira e vem sendo porta-voz dos empresários da região, que há anos convivem com o problema. Várias reuniões foram realizadas com a Companhia, inclusive com a presença de empresários, em busca de avanços. A Acid continuou com a cobrança e no último dia 20 a Companhia, em resposta, garantiu que obras de melhoria e reforço na estrutura do sistema elétrico do Centro Industrial estão em andamento, com objetivo de atender com mais celeridade às expectativas da Acid, além de inspeções periódicas. A previsão de conclusão das obras é para dezembro de 2023.

Além de várias reuniões com a Cemig, a luta da Associação para sanar essas interrupções de energia envolveu encontros com autoridades, vários e-mails/ofícios de cobrança para a Companhia, orientação aos empresários para registro dos picos e falhas no fornecimento de energia junto à Companhia, entre outras medidas.

Além disso, no último dia 10 de outubro, a presidente da Acid, Alexandra Galvão, encaminhou ofícios ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passaglio, relatando o problema e pedindo a intervenção cabível do Estado, considerando a dificuldade que a Associação estava tendo para resolver a questão, que prejudica a continuidade do progresso e desenvolvimento da economia do município. Foi enviado também ofício ao diretor presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, solicitando a resolução do problema ou um parecer técnico e explicativo da Companhia para as quedas frequentes.

Melhorias

O gabinete do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio, encaminhou o ofício da presidente da Acid, Alexandra Galvão, para a diretoria da Cemig, solicitando a análise e manifestação a respeito dos problemas relatados.

Em resposta, via ofício, os diretores Marney Antunes e Alexandre Peixoto declaram que a Cemig Distribuição S/A- Cemig D “realizou a análise do atendimento de energia local, visando proporcionar as melhorias necessárias para o fornecimento de energia e manutenção na rede elétrica, o que resultou na priorização de obras de melhorias e reforço, em andamento, que proporcionarão melhoria da estrutura do sistema elétrico do Centro Industrial, objetivando atender com mais celeridade as expectativas da ACID”.

Obras

Ainda no ofício, os diretores citam que entre as ações em andamento está a obra de dupla alimentação para Carmo do Cajuru, que tem como objetivo a melhoria na contingência para casos de ocorrências em interrupções emergenciais e/ou programadas na região, com conclusão da obra prevista para dezembro de 2023. Ainda de acordo com ofício da Companhia, essa interligação promoverá a redução no carregamento da subestação, permitindo a liberação de carga para o Distrito Industrial Jovelino Rabello.

Inspeções

Também no ofício, a Companhia relata que vem fazendo inspeções nos circuitos alimentadores das redes do Centro Industrial, que é atendido por redes de distribuição de média tensão, provenientes de duas subestações.

“Em 2022 foram executadas inspeções nos circuitos alimentadores dessas redes, com destaque para os seguintes serviços realizados: inspeção visual e térmica; poda de árvores e limpeza de faixa e substituição de estruturas de rede”, consta no texto do documento.

No documento é citado ainda que a Cemig Distribuição S/A tem um programa periódico de inspeção em sua rede de distribuição aérea, que identifica anormalidades para que sejam corrigidas de forma preventiva, antecipando possíveis interrupções acidentais. Destacou que equipes de manutenção tem atuado nas redes que atendem o Centro Industrial, buscando minimizar as pendências que ofereçam riscos ao sistema elétrico.

Representatividade

A presidente Alexandra Galvão, que desde que assumiu a gestão da Associação, tratou como prioridade a solução para as interrupções no fornecimento de energia elétrica no Centro Industrial, destacou que recebe com satisfação esse retorno da diretoria da Cemig.

“A Acid tem o compromisso de promover o desenvolvimento e competitividade das empresas de Divinópolis e a nossa diretoria se empenhou nesta pauta porque energia é importante no processo de produção. A Acid cumpre esse papel de representatividade, buscando sempre soluções para indústrias de Divinópolis, destacando o nosso compromisso e protagonismo no desenvolvimento das empresas do município”, declarou.

A presidente orientou ainda que os empresários continuem relatando e registrando todas as interrupções de energia junto à Cemig e que enviem o protocolo para a funcionária, Rita Baião, da sede da Acid no Centro Industrial, pelo whatsAPP (37) 98851-9714.