Alunos do curso de Engenharia estiveram em visita técnica em duas indústrias do Centro Industrial

Alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), campus Divinópolis, estiveram, no dia 27 de abril, em visita técnica às indústrias Aluferro e Setormec do Centro Industrial Jovelino Rabello.

A visita foi viabilizada pela diretoria da Acid, que no final de 2022, esteve juntamente com alguns empresários em reunião com professores do Cefet.

O objetivo foi promover aproximação das universidades com as indústrias divinopolitanas, viabilizando troca de conhecimento e gerando oportunidades tanto para os estudantes como para as indústrias associadas.

As visitas foram realizadas com alunos do 5º e 7º período do curso de Engenharia Mecatrônica na Setormec e Aluferro.

“Essa atividade, que foi intermediada pela Acid junto com os empresários, é muito importante para valorizar, para agregar a formação dos nossos alunos do Cefet/MG – Divinópolis, que tem cursos de graduação e de nível técnico profissionalizante nas áreas de mecatrônica, eletromecânica, informática e moda”, explicou o professor Wagner Oliveira.

A consultora de Recursos Humanos da Setormec, Amanda Fonte Boa, frisou que a iniciativa da Acid facilita o processo de contratação de mão de obra.

“Hoje, um desafio grande, que temos é encontrar mão de obra qualificada no mercado, então estreitar esses laços com as instituições, que são formadoras da nossa mão de obra, para a empresa é super importante. E ter a Acid como parceira para fazer essa ponte entre a indústrias e as instituições estudantis é excelente para a empresa”, comentou.

Experiência

Frederico Cabral, aluno do 5º período do curso Engenharia Mecatrônica, conta que foi a primeira vez que participou de uma visita técnica e destacou que a experiência agregou muito conhecimento.

“Acrescenta demais porque eu vejo que uma empresa desse porte consegue produzir peças e equipamentos para empresas gigantes do país e até do mundo. Todo equipamento necessário aqui para fazer medição, desde a menor até maior peça para todos equipamentos possíveis, nunca imaginei, que uma empresa, com esses equipamentos, tivesse aqui em Divinópolis e conseguisse fazer todos esses processos”, comentou o estudante, que esteve em visita à Setormec.

Já o estudante Erik Natan do 7º período do Curso de Engenharia Mecatrônica destaca que é fundamental ter essa experiencia no ambiente de fábrica.

“É importante conhecer esse aspecto mais prático das indústrias e principalmente conhecer algumas técnicas, que, às vezes, estudamos na teoria e temos a oportunidade de visualizar elas na prática. Algumas ferramentas, que temos a oportunidade de trabalhar lá no Cefet – tornos, as fresadoras – e aqui a gente pode ver realmente como elas são aplicadas na indústria”, disse.

Relacionamento

A presidente da Acid, Alexandra Galvão destacou o relacionamento gerado entre ambas as partes.

“Ver os jovens vivenciando a força do nosso Centro Industrial é emocionante. Essa troca de experiencia e vivência é fantástica. Sabemos que a contratação de mão de obra qualificada é um grande desafio para as indústrias e as visitas podem facilitar esse processo, porque os estudantes podem verificar que na nossa cidade há grandes oportunidades. Desse contato podem surgir estágios, o primeiro emprego e uma grande troca de conhecimentos”, comentou a presidente.