A ação, marcada para 13 de julho, visa informar sobre sintomas, fatores de risco e a importância da prevenção precoce.
A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) está organizando uma iniciativa especial para marcar o “Julho Verde”, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O evento está agendado para o dia 13 de julho, na Praça da Bíblia, em Divinópolis, das 8h às 12h, e conta com o apoio de diversas empresas e instituições locais.
Objetivo da ação
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que, entre 2023 e 2025, cerca de 40 mil novos casos desses tipos de câncer surjam anualmente no Brasil. O cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Anderson Bruno Alves, enfatiza que o objetivo principal da ação é informar sobre os sintomas iniciais das principais doenças, os fatores de risco envolvidos e a importância da prevenção precoce.
Diagnóstico precoce
“O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, chegando a até 90% para pacientes com esse tipo de câncer. Nosso objetivo é destacar os sintomas e as causas, incentivando as pessoas a procurarem os serviços de saúde o mais cedo possível para garantir tratamentos eficazes e potencialmente curativos”, ressalta Dr. Anderson Bruno Alves.
- Homem é preso em Itapecerica por tráfico interestadual de drogas
- Filho é preso sob supeita de matar a própria mãe
- Divinópolis tem a primeira audiência pública sobre o direito de crianças com espectro autistas
- Ministro afirma durante programação do G20 que havia plano para matar Lula
- CSSJD recebe medalha Santos Dumont grau ouro
Orientações, dúvidas e sintomas
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de receber orientações detalhadas dos profissionais da Acom, esclarecer dúvidas sobre sintomas e fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço. Segundo o cirurgião Daniel Zandim, fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool (presentes em cerca de 80% dos casos) e infecção pelo HPV são os mais frequentes nesse tipo de câncer, além de hábitos como má higiene bucal e desnutrição.
Iniciativa da ação
“Convidamos a comunidade a participar dessa importante iniciativa promovida pela Acom, que visa alertar sobre os principais riscos e fatores associados ao câncer de cabeça e pescoço, enfatizando a importância de estar atento aos sinais e buscar ajuda profissional diante de qualquer sintoma. A detecção precoce das lesões é fundamental para um prognóstico mais favorável. Além disso, é crucial adotar hábitos saudáveis, como evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool, pois o risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço aumenta consideravelmente com esses fatores”, conclui Dr. Daniel Zandim.