Visita de Gleide Andrade em Divinópolis
Visita de Gleide Andrade em Divinópolis (Foto: Divulgação/ Portal Gerais)

Além da Adefon, renovação da frota do Samu também esteve na pauta de Gleide Andrade durante agenda em Divinópolis

A Secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT Gleide Andrade cumpriu agenda na sexta-feira (18/8) em Divinópolis (MG). Saúde, profissionalização, educação e logística estiveram na pauta. Na pauta estavam a Adefom, Samu e Correios.

No início da manhã, ela visitou o projeto Divas da Mama, uma iniciativa da ONG SOS do Câncer. Essa iniciativa pioneira tem como objetivo disponibilizar o acesso à mamografia gratuita para a população, permitindo o diagnóstico precoce e oferecendo esperança às mulheres que aguardam exame. A SOS do Câncer, fundada em 2010, é uma instituição que presta apoio, orientação e suporte às pessoas e famílias afetadas pelo câncer. Desse modo, oferecendo também serviços como fornecimento de fraldas, exames de urgência e medicamentos raros não disponíveis no SUS.


Logística

Além disso, Gleide também visitou a Agência dos Correios da Avenida Antônio Olímpio de Morais. Durante o encontro com Anderson Cezar, Gerente Regional de Atendimento e Vendas da Região de Divinópolis, abordou-se os desafios enfrentados na região, ressaltando a importância dos serviços postais e da logística.


“Para Divinópolis, que é referência na indústria têxtil, os serviços de logística oferecidos pelos Correios são de suma importância para aproximar o consumidor aos produtos das confecções da região, uma vez que as compras online ganham cada vez mais a preferência dos consumidores”, afirmou Gleide Andrade.


Em seguida, Gleide esteve no CIS-URG Oeste, órgão responsável pela gestão do SAMU. Ele presta atendimento a 65 municípios da região centro-oeste de Minas Gerais. Durante a visita, manteve diálogos com os trabalhadores. Além disso, deu-se a continuidade aos trâmites relacionados às demandas apresentadas previamente ao Ministério da Saúde. Dentre essas demandas, destacam-se a necessidade de renovação da frota de ambulância e a proposta de criação de um centro de especialidades médicas.


“A saúde é a política mais importante para a sociedade, por isso, defendo como prioridade que possamos trazer recursos para melhorar o atendimento à população de Divinópolis, e aumentar a frota do SAMU Centro Oeste que é de suma importância principalmente porque a região é cortada por uma grande malha rodoviária”, disse Gleide.


Kits de energia solar

No fim da tarde reservou um encontro especial com a Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom). Recebida pelo presidente da associação, Carlos Roberto Beto da Silva, Gleide Andrade destacou o compromisso com a entidade. A Adefom há mais de 40 anos trabalha incansavelmente pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Nesse sentido, na ocasião houve o anúncio da viabilização de equipamentos que impulsionarão os projetos e programas da entidade, incluindo 2 Kits de Energia Solar para redução de custos, 26 tendas de Feira Livre para atividades externas e 7 máquinas industriais de corte e costura.

Gleide enfatizou que “a doação do maquinário de costura permitirá à associação oferecer oficinas de capacitação, proporcionando formação profissional e oportunidades de inserção no mercado de trabalho têxtil. Essa iniciativa visa não apenas a geração de renda, mas também a promoção da independência financeira e inclusão social.”


Entrevista

Encerrando a agenda, Gleide Andrade concedeu entrevistas à mídia local, compartilhando insights e perspectivas sobre as ações que ela tem desenvolvido para fortalecer a saúde pública de Divinópolis, como a luta pelo Hospital Escola para os alunos das áreas de ciências médicas e a doação de um equipamento médico acelerador linear para o tratamento de câncer no hospital São João de Deus.