A decisão ocorreu nesta quarta (26), após reunião virtual do júri composto por membros do Brasil, Moçambique e Portugal.
A renomada escritora mineira Adélia Prado venceu o Prêmio Camões 2024, considerado o mais importante na língua portuguesa. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (26/06) após uma reunião virtual do júri.
Os membros do júri incluíram renomados nomes como o escritor e professor Deonisio da Silva e o pesquisador Ranieri Ribas do Brasil, bem como o filósofo e crítico de arte Dionisio Bahule de Moçambique. Também integraram o júri, as professoras Clara Crabbé Rocha e Isabel Cristina Mateus de Portugal, entre outros.
Essa semana a escritora também vendeu o prêmio Machado de Assis 2024 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Pêmio Camões: Adélia Prado receberá 100 mil euros
O prêmio, de 100 mil euros, um dos maiores valores no cenário literário mundial, é concedido pela Fundação Biblioteca Nacional. Além disso, conta com apoio do Ministério da Cultura de Portugal.
- Divinópolis: Vereadora propõe isenção de IPTU para imóveis atingidos por enchentes
- Polícia Militar Rodoviária apreende R$ 16 milhões em drogas na MG-050
- CIS-URG Oeste anuncia vagas para SAMU em Carmo do Cajuru
- Divinópolis: Defesa Civil alerta para chuva forte nas próximas 3 horas
- Defesa Civil de Minas Gerais chega a Divinópolis para avaliar danos das chuvas
Adélia Prado, aos 88 anos e residente em Divinópolis, dedicou 24 anos ao magistério antes de se consagrar inteiramente como escritora. Reconhecida pela sua contribuição à literatura brasileira, foi a primeira mulher a receber o prêmio na categoria Conjunto da Obra no concurso Literatura do Governo de Minas, em 2017.
Outros prêmios da autora
Entre os prêmios anteriores da escritora estão: Jabuti de Literatura (1978), o prêmio da ABL de Literatura Infantojuvenil (2007), o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010). Além disso, na biografia da poetista há honrarias da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010), assim como, Clarice Lispector (2016).
Também estão na lista:
- Literatura do Governo de Minas Gerais (2017),
- Associação de Artistas e Designers de Artes Aplicadas da Sérvia (2018)
- e o Prêmio Machado de Assis 2024.